28 de julho de 2025

Cidades do Piauí com estoque de CoronaVac podem vacinar crianças

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 20/07/2022 15:13

Compartilhe:

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Instituto Butatan, fornecedor da CoronaVac para todo o Brasil, informou ao Portal ClubeNews, nesta quarta-feira (20), que aguarda o pedido formal do Ministério da Saúde, inclusive a colocação da vacina no Programa Nacional de Imunização, para iniciar a produção e o estoque do imunizante destinado às crianças de 3 e 4 anos (confira a nota completa no fim da reportagem).

No Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) destacou que aguarda o envio das doses pelo Ministério da Saúde para iniciar a campanha em todo o estado. No entanto, segundo a Sesapi, as 37.859 doses da vacina CoronaVac que estão nos estoques dos municípios já podem ser usadas para essa finalidade.  “Estes imunizantes fazem parte da remessa de 200 mil doses compradas, pelo Governo do Piauí, diretamente com o Instituto Butantan”, informou a Sesapi.

A primeira cidade piauiense a iniciar a vacinação dessas crianças foi Água Branca, nesta quarta-feira (20).  Já a Fundação Municipal de Saúde confirmou que aguarda mais doses para iniciar a imunização em Teresina. 

Em nota divulgada no dia 15 de julho, o Ministério da Saúde informou que os estoques já existentes nos estados e municípios devem ser utilizados também nesse novo público.

Dessa forma, a Sesapi orienta aos municípios que possuem doses de CoronaVac a iniciarem a vacinação das  crianças a partir de 03 anos. “As orientações sobre o uso do imunizante foram encaminhadas por nota técnica do Ministério da Saúde”, diz esclarecimento da secretaria.

A expectativa é de vacinar 95 mil crianças de 3 e 4 anos no Piauí.

“A orientação da Sesapi é que os municípios, com os imunizantes em estoque, façam a vacina, porém os mesmos devem garantir a segunda dose, no intervalo de 28 dias. As vacinas estão com 131 municípios.

As cidades que possuem o maior estoque de doses são: Parnaíba (11.470), Bom Jesus (2.900), Luiz Correia (1.890), Murici dos Portelas (1.810), Teresina (1.680), Picos (840), Redenção do Gurgeuia (780), Jaicós (610), São Raimundo Nonato (570), Fronteiras (530) e Currais (520)“, diz esclarecimento enviado à imprensa.

Água Branca e São Raimundo Nonato 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, o município de Água Branca  iniciou a vacinação desse grupo ainda nesta quarta.  “Iniciamos a vacinação nas crianças de 3 e 4 anos hoje, dia 20 de julho. Para nós, gestores, foi muito importante porquê a gente teme que o número de casos dessa nova variante, subvariante da Ômicron, aumente nessa faixa etária, que essas crianças tenham complicação e, além disso estamos ampliando, nas quartas-feiras, a vacinação de reforço contra a covid-19 em todas as unidades básicas de saúde ampliando o funcionamento das mesmas até às 22h”, revela.

Em São Raimundo Nonato, a vacinação deve iniciar pela zona rural do município nesta quinta-feira (21). “Você pai e mãe que mora na zona rural do nosso município procure a unidade básica de saúde levando a sua criança de 3 ou 4 anos para estar recebendo a vacina contra a covid-19. Posteriormente, vamos trazer essa vacinação para zona urbana da cidade, atingindo a nossa meta de vacinação de aproximadamente mil crianças dentro do nosso município”, comenta o secretário municipal de Saúde, Jussival Júnior.

Nota do Instituto Butantan

O Instituto Butantan informa que será importada a quantidade de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para a produção das doses de vacina CoronaVac, que servirão para atender o esquema vacinal primário completo de toda a população brasileira de 3 até os 5 anos. A determinação do governador Rodrigo Garcia visa disponibilizar, o mais rápido possível, o imunizante ao Ministério da Saúde.

Na última quarta-feira (13), a Anvisa aprovou, por unanimidade, a extensão do uso pediátrico da CoronaVac fabricado em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O Butantan aguarda a decisão do Ministério da Saúde para incorporar a CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para que possa, assim, ser distribuída em todos os estados e municípios.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: