22 de dezembro de 2025

Idosos têm mais dificuldade de encontrar vaga no mercado de trabalho

Jornalista
Atualizado em 26/07/2022 11:24

Compartilhe:

Foto: Pixabay

A crise econômica e os reflexos no mercado de trabalho atingiram com grande impacto uma parcela mais velha da população. Pessoas acima de 45 anos e os idosos, que são as pessoas com mais de 60 anos, estão com dificuldade maior de recolocação em uma vaga de emprego.

Esse é um problema recorrente do mercado de trabalho que foi se agravando ainda mais com a pandemia de Covid-19. As pessoas mais experientes, assim como os jovens em início de carreira, têm sido os menos valorizados no funil das vagas de emprego.

Dados do IBGE apontam que os mais velhos são maioria entre os que saíram da força de trabalho durante a pandemia e não retornaram. No comparativo entre o quarto trimestre de 2019 e os três meses iniciais de 2022, o acréscimo foi de cerca de 2,6 milhões de pessoas idosas fora da força de trabalho – o equivalente a uma alta de 11,6%.

No Piauí, apesar de raro, ainda há empresas que valorizam os funcionários mais experientes como um diferencial no time. São organizações que apostam na experiência como recurso para o bom atendimento, impulso nas vendas e maturidade emocional para o relacionamento entre colaboradores ser mais saudável.

Plataforma ajuda na busca por vaga

Para ajudar as pessoas mais velhas a conseguir uma vaga depois dos 50 anos, foi criada a plataforma Maturi (www.maturi.com.br). O site reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação entre si e com empresas.

 

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias