25 de julho de 2025

Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morre aos 96 anos

Kelvyn Coutinho

Publicado em 08/09/2022 17:51

Compartilhe:

Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morre aos 96 anos. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido, morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral, na Escócia.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a família real em publicação no Twitter.

Os quatro filhos da monarca – Charles, Anne, Andrew e Edward – viajaram para a Escócia quando a equipe médica da rainha informou que estava preocupada com a sua saúde e que ela ficaria sob supervisão.

Com a morte de Elizabeth, o príncipe Charles deve assumir o trono do Reino Unido e de outros 14 países chefiados pelo monarca britânico, como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias no Brasil pela morte da monarca.

Operação London Brigde

Após o falecimento da rainha, uma série de protocolos são iniciados. O cronograma, conhecido como “Operação London Brigde”, foi elaborado ao longo de anos por funcionários do governo e da família real britânica.

O protocolo estabelece uma lista de eventos que se iniciam a partir de hoje (8), o Dia D, e seguem pelos próximos nove dias, com o funeral da monarca ocorrendo apenas no final do cronograma.

As sessões dos parlamentos dos países constituintes do Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – serão suspensas. O corpo de Elizabeth será transportado de trem do Castelo de Balmoral, local de sua morte, para Edimburgo e vai repousar no Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da monarca na Escócia, antes de ser levado para a catedral de São Giles, onde líderes locais e o público poderão prestar homenagens e assinar um livro de condolências.

Depois, o plano estabelece que o caixão da rainha será colocado a bordo de um trem real na estação Waverly, de onde viajará pela costa leste até Londres. Na capital do reino, será levado até uma sala no Palácio de Buckingham.

O funeral só será realizado no dia 17 de setembro, conforme o plano, na Abadia de Westminster. De acordo com o jornal britânico The Guardian, todos os estabelecimentos estarão fechados nesse dia na Inglaterra, até a bolsa de valores, e será decretado dia nacional de luto. O Big Ben vai tocar e será feito um minuto de silêncio.

Após a cerimônia, o caixão será levado por um carro funerário para o Castelo de Windsor, onde vai ser sepultado no cofre real da Capela Memorial do Rei George VI.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: