O acusado de mandar matar o ex-prefeito de Altos, César Augusto Leal Pinheiro, foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado. Antônio Orlando da Silva era o vice-prefeito da cidade na época do assassinato. O crime aconteceu em abril de 1996 e julgamento foi realizado 26 anos após o fato, nesta quinta-feira (29).
De acordo com os autos, Antônio Orlando, então vice-prefeito do município, ficou insatisfeito pelo fato da vítima ter negado-lhe alguns cargos na Administração Municipal e contactou um intermediário para assassinar César Augusto. O intermediário acertou com um pistoleiro conhecido como Gordinho a execução do ex-prefeito.
O então gestor público foi atacado no interior de sua própria residência, com quatro disparos de arma de fogo (revólver calibre “38”), efetuados por “Gordinho”. O autor dos disparos foi contratado anteriormente pela quantia de R$ 50.000,00.
“Este crime à época dos fatos causou grande repercussão na sociedade de Altos, onde a população clamava por justiça em virtude da violência e da covardia do crime cometido”, avalia o promotor de Justiça João Malato.
Em 2016, o vice de César Leal, Antônio Orlando da Silva foi condenado, mas o Conselho de Sentença, apesar de reconhecer a autoria do crime, votou pela absolvição do acusado. Antônio Orlando chegou a ocupar o cargo de prefeito após a morte de César Leal.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Ministério Público do Piauí