7 de julho de 2025

Strans: novo gestor diz que missão é regularizar o transporte público

Thálef Santos

Publicado em 05/10/2022 15:00

Compartilhe:

(Foto: Redes Sociais/Arquivo Pessoal)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

O novo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Bruno Pessoa, informou que a falta de ônibus no primeiro turno das eleições, que aconteceu no último domingo (2), continua em discussão e o caso vai parar na Justiça.

Já existe o requerimento do Ministério Público Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando a punição das empresas que, segundo o relatório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), não cumpriram a determinação do Supremo Tribunal Federal para que 100% da frota circulasse durante o dia da votação.

Bruno Pessoa conta que recebeu a missão de regularizar o contrato de concessão do transporte público. “A gente sabe que isso vem se arrastando há um tempo e a população está pagando por isso, infelizmente. O consórcio tem que cumprir a ordem de serviço emitida pela STRANS”, comenta. O novo gestor afirma que a solução será procurada com o apoio do prefeito Dr. Pessoa.

Nesta semana, o então superintendente da STRANS, Cláudio Pessoa, pediu exoneração do cargo.

“A gente detectou via GPS que a frota foi reduzida. Ministério Público eleitoral provocou também a Strans e a gente já repassou esses dados para serem judicializados. Estamos fazendo essa fiscalização para que a Justiça possa resolver”, disse o novo superintendente da Strans, Bruno Pessoa.

Bruno Pessoa, novo superintendente da Strans – Foto: arquivo

A assessora jurídica do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Naiara Moraes, informou que existe uma dívida de R$ 100 milhões da prefeitura com o sindicato, além do não pagamento de R$ 5 milhões mensais, necessários para a regularização do serviço. Ao mesmo tempo, o governo exige que o trabalho prossiga.

Sobre o caso, Bruno Pessoa afirma que “a prefeitura cumpriu rigorosamente o acordo judicial junto às empresas. Inclusive, ontem, foi realizado o pagamento também cumprindo exatamente o que a Justiça determinou”.

Bruno conta que a administração tem conhecimento do aumento da demanda e a diminuição da frota.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: