7 de julho de 2025

Vídeo: queimadas ao longo de ferrovia atingem linha férrea e CMTP faz alerta em Teresina

Thálef Santos

Publicado em 05/10/2022 13:00

Compartilhe:

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Vídeos gravados da cabine de comando do metrô (veículo leve sobre trilhos – VLT) de Teresina mostram a linha férrea com diversos focos de fogo.  A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) divulgou os vídeos na noite de terça-feira (4) e informou que isso seria resquício da queima de produtos nas proximidades da linha férrea. Mesmo que pequenos, esses focos comprometem a qualidade dos trilhos e conseguem interromper a circulação do metrô pela capital já que existe o risco de descarrilhamento.

A CMTP – responsável pelo funcionamento do serviço –  ressalta que a manutenção da linha férrea precisa do apoio da população. O metrô retomou atividades no dia 2 de outubro, após uma manutenção e, em menos de 48 horas, a estrutura está avariada novamente.

Em comunicado divulgado na terça-feira (4), a companhia informou que “foi constatado mais danos a linha férrea recém-reestruturada, que pode ocasionar mais problemas a todos os usuários que utilizam esse meio de transporte. A realização de queimadas por moradores que estão no entorno na via-férrea chegou aos trilhos e provocou a queima dos dormentes”.

Os dormentes, segundo a CMTP, “são elementos instalados nas vias metro-ferroviárias para suportar as cargas dos trens transmitidas pelos trilhos, fazendo sua distribuição no lastro de brita ou em lajes de concreto. Esses dormentes são usados para manter a bitola (distância entre rodas) e buscam ainda manter o alinhamento e o nivelamento dos trilhos, ou seja, de suma importância para o funcionamento e segurança”.

Além do vídeo que registra as chamas durante a noite, outra gravação feita pela manhã mostra o percurso ainda sob a névoa da fumaça gerada pelas cinzas do fogo.

A queimada atingiu a estrutura de dormentes nos trilhos, equipamento responsável pelo suporte de carga, distância entre rodas, alinhamento e nivelamento dos trilhos. Com a parte avariada, os VLTs se encontram sob o risco de descarrilhamento.

Um comunicado divulgado pela CMTP afirma que a empresa está “fazendo sua parte, mas precisa do apoio da população na conservação dos VLT, das estações e da via-férrea, além de denunciar casos de depredação, lixo e queimadas próximos a qualquer um desses bens que é da população”.

Com funcionamento prejudicado mais uma vez, a CMTP pede para que a população cuide do espaço público e denuncie qualquer caso de depredação do serviço.

Nota completa:

Após vistoria, nós constatamos agravamento de anomalias na via férrea, as quais colocavam em risco a circulação e a segurança de passageiros e funcionários, tivemos que suspender os horários de circulação normais. Foi iniciado um trabalho de manutenção na via para garantir a segurança e a agilidade na volta da operação. Após um intenso trabalho, retornamos nossa operação normal dia 2 de outubro. A CMTP vem fazendo sua parte, mas precisamos do apoio da população na conservação dos VLT, das estações e da via férrea, além de denunciar casos de depredação, lixo e queimadas próximos a qualquer um desses bens que é da população.

Hoje foi constatado mais danos a linha férrea recém reestruturada, que pode ocasionar mais problemas a todos os usuários que utilizam esse meio de transporte. A realização de queimadas por moradores que estão no entorno na via férrea chegou aos trilhos e provocou a queima dos dormentes, que são elementos instalados nas vias metro-ferroviárias para suportar as cargas dos trens transmitidas pelos trilhos, fazendo sua distribuição no lastro de brita ou em lajes de concreto. Esses dormentes são usados para manter a bitola (distância entre rodas) e buscam ainda manter o alinhamento e o nivelamento dos trilhos, ou seja, de suma importância para o funcionamento e segurança.

Pedimos então mais uma vez a ajuda da população, em especial as pessoas que moram no entorno dos trilhos, para que nos ajudem a manter nosso sistema funcionando, com segurança e sem mais transtornos a quem precisa do VLT para o transporte. As denúncias podem ser feitas a CMTP, aos agentes de estação, a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal e ao Corpo de Bombeiros.

Atenciosamente, CMTP.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: