
A inclusão e a acessibilidade digital ganham uma nova história no Piauí, nesta quinta-feira (6), com a doação de 260 celulares adaptados com acesso à internet para pessoas com deficiência visual no estado. Essa ação, pioneira no Piauí, é promovida pela Fundação Dorina Nowill e ONG Comradio.
O projeto Hardware for Good é coordenado no Piauí pela ONG Comradio, por meio do Projeto Mulheres de Visão. A solenidade acontece na manhã de hoje (6/10) no auditório do The Office Tower, em Teresina.
“Além de promover conectividade e acessibilidade através dos dispositivos, o projeto também vai possibilitar a autonomia das pessoas cegas, a partir das ferramentas já disponíveis no sistema Android”.

Iraildon Mota, presidente da ONG Comradio, disse em entrevista ao Bom dia Piauí, da TV Clube, que o aparelho vai proporcionar maior autonomia às pessoas com deficiência, sendo possível – por meio do comando de voz – checar horas, efetuar ligações e ler notícias, por exemplo.
“Quando você entrega isso (celular) para uma pessoa com deficiência física, que vive à margem desse mundo digital sem visualização e sem descrição dessas imagens é como se fosse dar os óculos para aquela pessoa com deficiência visual. É de uma grandiosidade esse projeto, no qual vai permitir a essas pessoas com deficiência fazer parte de um mundo que até então elas não faziam parte. É um equipamento, uma ferramenta como se fosse realmente os olhos de uma pessoa com deficiência, totalmente adaptado para essas pessoas”, comenta.
APARELHOS
A ONG Comradio explica: “os aparelhos que serão entregues vêm com plano de acesso à internet, possuem ferramentas que facilitam o uso para quem precisa da acessibilidade tecnológica. O modelo E32, recém lançado pela Motorola, já vem com configurações específicas para as pessoas com deficiência visual”. O aparelho terá recursos como letras ampliadas, leitura de tela e contraste de cores.
“Entre os recursos estão os Leitores de Tela, que ajudam as pessoas com deficiência a poderem acessar a descrição de imagens em áudio, assim como o TalkBack, recurso nativo do equipamento. O aparelho também permite usar o recurso de tela, ajuste de tamanho da fonte, tamanho da exibição, tema escuro, ampliação, correção de cor e inversão de cores”, esclarece.
COMO É NA PRÁTICA
O diretor explica que o aparelho é de última geração da forma mais adequada às pessoas com deficiência. “Ele é totalmente configurado com alguns recursos. Alguns aparelhos como esse já tem recursos de acessibilidade que são nativos, mas outros recursos são importantes. Então, ele é totalmente organizado para que uma pessoa com deficiência visual possa ler legendas, ler a tela, fazer com que ela possa entender o que está nas notícias, seja impressa ou digitalizada”.
“Esse projeto permite maior autonomia a essas pessoas. “Mais do que isso, que elas tenham dignidade e respeito, que tenham a possibilidade de também intervir no mundo digital. É totalmente inédito aqui. A gente quer usar essa ferramenta não só para dar acesso à internet, a gente quer fazer que isso seja uma ferramenta de comunicação”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!