
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
O B-R-O-BRÓ, período mais quente do ano, aumentou a busca por mudas de plantas na capital piauiense. Um viveiro de plantas em Teresina informa que em dois anos houve um aumento de 90% das vendas. Segundo a administração do estabelecimento, a procura dos clientes é focada na sombra e na beleza. O período mais quente também traz a tona as cores de plantas floridas que resistem ao Sol intenso e enfeitam a cidade.
Seja o amarelo intenso dos ipês ou o rosa dos bougainvíllea, muitas pessoas descobrem o prazer de cultivar dentro de casa os diferentes tons das flores. Segundo a empresária Lívia Lima, há várias espécies que florescem bem apesar do calor.
“O bougainvillea é uma planta resistente ao nosso clima; aguenta sol, quanto mais sol mais bonito e florido fica, além da variedade de cores que atrai colecionadores. ‘Não quero só um, quero várias, um jardim bem colorido’. Tem a chuva de prata que também é resistente, o jasmim cachorro, entre outras espécies”, afirma.

O desejo de cultivo cresceu durante a pandemia da Covid-19, mas a busca pelo sombreamento não é novidade entre os teresinenses. Muitos espaços residenciais entregues na capital foram florestados ao longo dos anos pelos próprios moradores, não só em espaços abertos como também no interior das casas e apartamentos.
A síndica de um condomínio em Teresina, Roberta Vasconselos, afirma que são tantas espécies que a equipe responsável pelo cuidado com as plantas tem dificuldade em manejar cada uma.
“A maioria das pessoas gostam, são muito poucas reclamações. O condomínio de fato é bem procurado por conta da arborização. É aquela história, o que os olhos veem o coração realmente sente, porque aqui você se sente bem, você entra e já tem aquela sensação de leveza e paz. São as árvores e flores que trazem isso de fato”, disse.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.