29 de julho de 2025

Sonho de infância: projeto “Bike Anjo” ajuda pessoas a andar de bicicleta em Teresina

Francine Dutra

Publicado em 09/10/2022 12:01

Compartilhe:

Foto: TV Clube

“A bicicleta é uma ferramenta que mostra para vocês que você é capaz de superar os desafios”. Foi com esse pensamento que Christiam Dourado idealizou o projeto Bike Anjo em Teresina, e já ajudou mais de 500 pessoas a andar de bicicleta ao longo de 10 anos de atuação.

Para muitos, andar de bicicleta é o primeiro desafio da infância, mas para outros, nunca chegou a ser uma possibilidade na infância. “Eu não tinha bicicleta na época. A timidez também influenciou, eu era uma criança muito tímida e isso atrapalhou muito na questão da confiança, que é uma das coisas que o projeto ajuda, a confiar, dar o apoio moral para a gente”, revela Raquel Lago, que conseguiu andar de bicicleta pela primeira vez apenas aos 50 anos.

Através do projeto, o grupo se articula para promover aulas e incentivar futuros amantes da famosa “magrela”. “Muitas vezes com essa sociedade tão ansiosa, acaba atrapalhando o processo de aprendizado e os pais também não têm essa oportunidade de estar ali próximo aos filhos e a gente dá uma forcinha”, diz o idealizador.

Depois de participar do projeto, Raquel tomou coragem e comprou sua primeira bicicleta. “Sou uma criança feliz (risos)! Essa é uma realização de criança, era um sonho, já tinha tentado várias vezes e não dava certo. Já quero ir trabalhar andando de bicicleta, espairecer e sentir a sensação de liberdade”, comenta com alegria.

Assim como Raquel, Adriana Santiago, que também é aluna do projeto, aprendeu a pedalar depois de adulta, aos 42 anos. Apesar de ser comum andar de bicicleta na infância, ela agora realiza algo que nunca fez, por conta do medo e da falta de oportunidade.

Adriana Santiago andando de bicicleta – Foto: TV Clube

“É uma novidade para mim. Já fiz muita coisa como corrida, mas a bike era um desafio. Eu realmente me sinto muito livre quando eu começo a pedalar e sentir que eu estou conseguindo, que é um desafio para mim, mas estou superando. Eu não tinha bicicleta e tinha muito medo de tentar, não encontrei ninguém que tivesse a paciência de tentar me ensinar, de acompanhar aí não consegui aprender”.

O projeto ajuda adultos e crianças de forma voluntária. As aulas acontecem geralmente aos fins de semana no Parque Nova Potycabana. A ação também disponibiliza algumas bicicletas para os alunos que não possuem.

“A bicicleta vai muito além do esporte, na realidade ela ajuda as pessoas a ter mais autoconfiança, ajuda a administrar o equilíbrio emocional dentro dessa sociedade, desse mundo que a gente vive hoje, ela ajuda a enfrentar o dia a dia”, finaliza Christiam Dourado.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o organizador pelo número 86 998067042.

Foto: TV Clube

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: