
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Com a declaração da cantora carioca Iza sobre ser demissexual nesta semana no videocast “Quem pode, pod”, o termo ficou entre os mais comentados nas redes sociais e muitos internautas afirmaram se identificar com a expressão. Mas, afinal, o que seria a demissexualidade? O Portal ClubeNews conversou com a psicóloga e terapeuta sexual Kyslley Urtiga para saber mais sobre essa orientação sexual.
Segundo a especialista, o termo demissexualidade surgiu em 2006 e tem se tornado bastante popular nos últimos anos.
“Ela surgiu em 2006 e cada vez mais pessoas vão se identificando com essa orientação sexual. Os demissexuais, em grande parte da sua vida, só se sentem atraídos sexualmente ou romanticamente quando eles estabelecem uma conexão profunda com alguém. Então eles não se sentem atraídos em qualquer primeiro momento. Eles precisam de uma grande conexão, de uma conexão mais profunda para poder se entregar sexualmente”, explica.
A demissexualidade vai além de simplesmente esperar que se forme uma ligação profunda antes de ter relações sexuais e se encontra no espectro da assexualidade, fazendo parte da comunidade LGBTQIA+.
“Eles não sentem atração à primeira vista, como por características físicas, pela aparência, do cheiro, da personalidade, do jeito de se vestir, de andar. Não é assim que o demissexual se aproxima para uma conexão”, diz a psicóloga.
Apesar da definição, Kyslley afirma que nem todos os que se identificam como demissexuais são iguais: alguns não sentem atração física, enquanto outros podem sentir em algum nível.
“É um grupo que existe os que são mais atraídos por uma condição física, que conseguem fazer uma conexão a ponto de conseguir um ato sexual através de uma atração física, e também, tem os que não sentem atração física de jeito nenhum. Alguns gostam mais de masturbação, por exemplo, e outros que não gostam nem um pouco. Então assim, eles precisam de uma conexão muito profunda para fazer essa entrega”, completa.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!