
Os relatos sobre a falta de ônibus nesta segunda-feira (24) – dia do comerciário – foram frequentes nas paradas de Teresina. A ordem de serviço da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) determinava a circulação de 70% da frota de 250 ônibus, ou seja, 190 veículos deveriam estar nas ruas, mas a realidade foi de apenas 77 ônibus para atender a população ontem (24).
Diante dessa situação, muitas pessoas sofreram com a demora para se locomover pela cidade. Por volta das 5h30 da tarde desta segunda-feira (24), a estudante Sabrina Castro se encontrava em uma parada lotada próxima ao Instituto Federal do Piauí (Ifpi).
“Como é feriado, a quantidade de ônibus é reduzida; então, para evitar ficar mais tempo na parada esperando e evitar ser assaltado, a gente pediu para sair mais cedo (da aula) aos professores”, conta a aluna.
Passageiros na parada alegam a espera de uma hora ou mais pelo transporte. Contudo, aos ônibus que circulavam, restavam momentos de aperto e sufoco entre os passageiros para conseguir retornar para casa.
Sabrina afirma que entre a espera no feriado e a ida até a própria casa, são mais de duas horas de espera pelo ônibus. O tempo aguardado nas paradas traz mais dificuldades com a chegada da noite. Já pelas 20h, quem ainda espera pelo transporte nas paradas tem medo da violência nas ruas.
Um popular no local relata que a Praça da Bandeira, com pouca iluminação durante a noite, tem movimentações suspeitas e que o policiamento nem sempre se encontra por lá.
Sobre o policiamento ostensivo na região do Centro da capital, a produção da Rede Clube entrou em contato com a Polícia Militar e aguarda resposta. Sobre o descumprimento da ordem de serviço, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informa que “disponibiliza a frota de ônibus que atenta as necessidades dos passageiros”.
Veja nota na íntegra:
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que disponibiliza a frota de ônibus que atenda as necessidades dos passageiros e que a Strans é responsável pela Ordem de Serviço que define as linhas e quantitativos de ônibus.
O SETUT reitera que segue dialogando com o poder público buscando melhorias para o setor.

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.