
O vereador Dudu Borges (PT) afirmou que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), vai precisar ter boa articulação com o parlamento municipal para afastar qualquer possibilidade de redução na base aliada. Dos 27 parlamentares presentes na sessão de quarta-feira (16), 23 votaram a favor dos remanejamentos e do texto final da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023.
Dentre os 29 vereadores da capital, somente seis parlamentares mantêm postura de oposição à atual gestão. Em entrevista ao ClubeNews, Dudu Borges – parlamentar aliado ao prefeito – disse que Dr. Pessoa deve analisar “onde está o curto circuito” e buscar a solução do imbróglio.
“Se a Câmara não acatou uma posição da Prefeitura em votar o Orçamento da forma como está, aí tem um gesto colocado nessa ação. Cabe ao Prefeito analisar e ver onde está o curto-circuito. Acredito na habilidade do prefeito Dr. Pessoa, na responsabilidade dos vereadores. Os secretários e o prefeito têm que atuar para saber onde está a insatisfação”, explicou.
Durante a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, na Câmara Municipal de Teresina, apenas quatro membros da base aliada ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) seguiram a orientação do Palácio da Cidade, manifestando voto contrário à matéria. A intenção era tentar barrar modificações no texto original enviado pelo Executivo.
A redação proposta pelos vereadores contempla a realocação de verbas entre as secretarias e a redução de 35 para 10% no índice de remanejamento de verbas concedido à Prefeitura.
Para Dudu, o impasse pode ser resolvido com diálogo. “Acredito sempre no diálogo e que as partes e o Executivo têm que entender que o recado foi dado, saber onde é que está o problema”, disse.
Os vereadores Dudu Borges (PT), Roberval Queiroz (União Brasil), Antônio José Lira e Zé Filho, ambos do Republicanos, foram contrários à proposta.
A partir de agora, o texto é encaminhado para sanção ou veto do prefeito. No entanto, a Casa poderá derrubar o veto, sendo preciso um quórum qualificado de 20 votos.
LEIA TAMBÉM:
Vereadores de Teresina aprovam Lei Orçamentária Anual de R$ 4,5 bilhões para 2023
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram