
Dados do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) apontam que mais de 60% das ações judiciais sobre racismo, injúria racial, preconceito de raça ou de cor e intolerância racial no estado concentram-se nas comarcas de Campo Maior (28,6%) Teresina (21,4%) e Luís Correia (14,3%).
Os gráficos também demonstram que o número de ações no estado teve queda durante a pandemia da Covid-19, mas tornou a se elevar após a redução do distanciamento social. A análise foi divulgada na semana do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, dia da morte do líder revolucionário Zumbi dos Palmares.
HISTÓRICO
Até setembro de 2022, o estado do Piauí registrou 32 casos de racismo ou injúria racial. Em 2021, essas ocorrências totalizaram 26 denúncias. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Sobre isso, é importante esclarecer que a injúria racial se caracteriza quando o crime é cometido contra a pessoa, e o racismo quando o crime é contra um grupo de pessoas.
Segundo a professora e ativista do movimento negro, Halda Regina, é necessário que haja uma mobilização social para que casos como esses se tornem cada vez menos comum na sociedade.
“Para diminuir o racismo é necessário prender essas pessoas que praticam o racismo, elas precisam ser punidas, mas, o Estado brasileiro também precisa se colocar diante disso e dizer: ‘precisamos diminuir o racismo com políticas públicas e políticas sociais que melhorem a vida da população negra’”, destaca a ativista.

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
Piauí já registra mais casos de racismo e injúria racial do que em todo 2021
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!