
Começa nesta segunda-feira (19) a greve de pilotos e comissários em alguns aeroportos no Brasil. A previsão é do movimento grevista afetar, inicialmente, os aeroportos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (BSB), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). Eles pedem reajuste salarial (com ganho real sobre os salários) e melhores condições de descanso.
No Piauí, o Portal ClubeNews entrou em contato com a CCR Aeroportos, responsável pela administração do Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella. Até o momento, não há registro de greve. O ClubeNews verificou a previsão de chegadas e partidas às 9h de hoje (19/12) e todos os voos (Azul, Gol e TAM) continuavam previstos para hoje, primeiro dia de movimentação.
A empresa deve se manifestar caso o movimento grevista de pilotos e comissários em outros estados afetar o cronograma de voos local. Mais infirmações, segundo a empresa, devem ser levantadas diretamente com as companhias aéreas.
Os pilotos e comissários devem suspender os serviços todos os dias entre as 6h e 8h, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).
Os trabalhadores rejeitaram em votação virtual realizada no fim de semana a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre os 5,7 mil votantes, 76,4% rejeitaram o oferecido pela mediação do tribunal.
O movimento grevista também reivindica a proibição de alteração dos dias de folga eo cumprimento dos limites já fixados do tempo em solo entre etapas de voos.