
A bancada de deputados estaduais do MDB estiveram reunidos com o governador eleito, Rafael Fonteles (PT-PI), na noite de segunda-feira (20). A pauta do encontro foi a eleição à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Rafael Fonteles tem a missão de apaziguar os ânimos provocados pelo cenário eleitoral e evitar a iminente disputa pela sucessão do atual presidente, deputado Themístocles Filho (MDB). A sigla emedebista é o principal partido de apoio ao Governo do Estado.
Assim, Fonteles tenta costurar um acordo que agrade os líderes emedebistas e, assim, espantar qualquer ranhura na relação entre os deputados da Alepi. Estiveram presentes no encontro os novos deputados da sigla: Felipe Sampaio, Ana Paula Mendes. Também esteve presente o candidato do MDB à presidência, Severo Eulálio.
Fonteles busca conciliar um consenso entre PT e MDB, propondo aos dois partidos a possibilidade de dividir o mandato na presidência. O PT, representado pelo deputado Franzé Silva, seria contemplado com o biênio 2023/2024 e o MDB finalizaria a legislatura até 2026.