Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A frase, de autor desconhecido, sobre “a reciclagem transforma coisas em outras, o que é quase mágico” define o trabalho desenvolvido pela Gilmara Cunha, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. Como em um passe de mágica, a artesã, de 25 anos, converte jornais e revistas em obras de arte.
Neste Natal, a artista teve a ousadia de criar uma árvore natalina feita apenas com canudos de papel-jornal. A ideia rendeu muitos elogios de clientes e seguidores nas redes sociais.
A história de Gilmara no mundo do artesanato começa ainda na infância. Ao longo do tempo, ela aprendeu novas técnicas e a sua paixão se transformou em profissão.
“Conheci o artesanato na escola, aos 11 anos. Trabalho com esta arte já faz 5 anos, mas foi no início da pandemia que me dediquei mais para aperfeiçoar o trabalho. Sempre pesquiso novas ideias e assisto vídeos que ensinam a fazer arte com folhas de revistas e jornais”, disse.
Em relação à árvore-de-natal, a empreendedora conta que já tinha feito uma estrela natalina em 2020. Mas somente neste ano decidiu criar o artigo decorativo, ao assistir vídeos de profissionais da Rússia.
“Ao assistir aulas de artesãs russas e outros profissionais, vi o pinheiro e me apaixonei. Coloquei em mente que faria uma árvore apenas com canudos de papel-jornal e foi exatamente isso que aconteceu. As pessoas, quando viram minha criação, acharam linda e demonstraram interesse em adquirir”, comentou.
Gilmara também destaca que é possível transformar materiais recicláveis em arte e que este trabalho precisa ser mais valorizado pelas pessoas.
“Tento mostrar a todos que tem como fazer arte com materiais recicláveis, revistas e, principalmente, com papel-jornal, que muitas vezes vai para o lixo, sendo que podemos fazer lindas artes. A árvore-de-natal é um belo exemplo disso”, concluiu.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram