
Brindar a chegada do ano novo é uma das cenas mais tradicionais do Réveillon, especialmente se o brinde for realizado com um espumante. Seja adocicado ou seco, o produto já é conhecido por fazer parte de grandes celebrações como a virada do ano. Para escolher o espumante, o Portal ClubeNews explica um pouco sobre a bebida e apresenta algumas sugestões.
Assim como o champanhe, o espumante tem origem francesa e se espalhou rapidamente pelo mundo. Afinal, qual é a diferença entre estas bebidas?
Segundo o especialista piauiense em vinhos e espumantes, Alan Holanda, o champanhe é produzido em apenas uma região da França.
“Só podemos chamar de champanhe o espumante produzido na província francesa de Champagne. Outra diferença é que esta bebida só pode ser feita com três tipos de uvas. Fora isso, as demais bebidas são espumantes”, disse.
Ademais, o profissional destaca que o espumante é uma bebida derivada do vinho.
“O espumante exige duas fermentações na sua fabricação, para adquirir as borbulhas (dióxido de carbono) e causar a sensação de frescor. Isso é o que difere o difere do vinho”, afirmou.
CONSUMO DE ESPUMANTES NO BRASIL E NO PIAUÍ
Segundo a Agência Ideal Consulting, especializada no segmento de bebidas e alimentos, o consumo de espumantes importados e champanhe cresceu 23% e de espumantes brasileiros aumentou 12% em agosto de 2022.
O crescimento é ainda mais acentuado no fim do ano. Alan afirma que, neste período, as vendas aumentam até 60%.
“Fim de ano é um período excelente para as vendas, que crescem em torno de 60%. No Natal, as pessoas procuram vinhos, mas quando se aproxima do réveillon, o público dá preferência aos espumantes”, comentou Alan Holanda.
O especialista também revelou que os piauienses possuem uma preferência distinta em relação ao restante do país. Enquanto os demais brasileiros gostam mais de beber espumantes doces, o Piauí prioriza o consumo de vinho tinto.
“De modo geral, os brasileiros preferem espumantes adocicados, que combinam bastante com entradas e sobremesas. Já o piauiense foge à regra, pois o público prefere vinho tinto, mas o ideal seria os espumantes, por se tratar de uma região quente”, disse.
QUAL ESPUMANTE USAR NA HORA DO BRINDE?
Dentre tantas opções, Holanda mencionou três diferentes espumantes para brindar a chegada de 2023.
– Espumante Moscatel Rosé: a bebida é uma das favoritas do povo brasileiro, por ter um sabor refrescante e adocicado.
“O Brasil tem o costume de adoçar os sabores, principalmente em função da cultura da cana-de-açúcar. Nós gostamos do chocolate mais doce, do café adoçado e com o espumante não seria diferente”, revelou.

– Espumante Branco Brut: possui um teor de açúcar um pouco menor que o espumante moscatel rosé.
“Essa bebida também é bastante consumida pelo brasileiro, pois combina com tudo. Desde os pratos de entrada e até com uma feijoada”, explicou o especialista.

– Espumante Nature: é uma das opções com a menor concentração de açúcar.
“O açúcar inibe muitas propriedades naturais da bebida. Então, quem escolhe o espumante nature, vai poder sentir melhor o real sabor de um espumante”, finalizou Alan Holanda.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
