27 de agosto de 2025

Análise de memórias e metas no fim de ano pode agravar saúde mental

Thálef Santos

Publicado em 03/01/2023 12:00

Compartilhe:

Foto: Getty Images

A campanha Janeiro Branco tem a intenção de chamar atenção da população para a saúde mental. O fim de ano também é lembrado como um período de reviver memórias, analisar e estabelecer novas metas e refletir sobre si mesmo. Este processo pode ser um agravante para algumas pessoas, mas o tratamento especializado e cuidados pessoais podem auxiliar na saúde mental de cada pessoa, como fala o médico psiquiatra Dr. Vicente Gomes.

Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças, como depressão, ansiedade, bipolaridade, etc. A Organização Mundial da Saúde (OMS), entretanto, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.

Neste ano, a frustração por conta do fim de 2022 com metas não atingidas pode prejudicar a saúde mental. O tema da campanha deste ano, equilíbrio, traz algumas questões sobre o assunto. Por exemplo:

– Como buscar esse equilíbrio entre nossas metas?
– E se eu focar demais no trabalho, atingir essa meta, mas esquecer a família?

Foto: Reprodução/Pixabay

DADOS NACIONAIS

Por isso, em toda questão, é necessário obter respostas equilibradas. Para alcançar esse objetivo, um profissional da área pode ser a melhor opção. Dados do Conselho Federal de Enfermagem citam que dentre as principais causas de pagamento do auxílio doença no Brasil estão a depressão (com 30,6%) e a ansiedade (com 17,9%).

Já a organização Pan-Americana de Saúde aponta que o Brasil é o país com maior predomínio de casos de depressão da América Latina. Enquanto isso, a OMS relata que nosso país é o que mais registra casos de ansiedade por rodo o mundo.

BALANÇO DE METAS

O médico psiquiatra Dr. Vicente Gomes afirma: “primeiro é pensar, para um pouco, colocar os pensamentos em ordem e dar uma olhada no retrovisor. Como foi meu ano, os acontecimentos, comportamentos, hábitos que tive, o que foi negativo que posso eliminar, o que foi positivo que posso melhorar”?

A reflexão é necessária para iniciar o novo ciclo, mas é preciso estabelecer metas conforme as condições de realizá-las. “Você deve ter calma e tranquilidade, saber que essas metas podem ser realizadas ao longo do ano e ter consciência de que isso pode levar certo tempo para resolver”, explica o médico.

Segundo o especialista, a má relação com as metas/expectativas pode gerar frustração, sentimento de culpa, tristeza, desmotivação, comprometimento da autoestima” e isso favorece uma evolução negativa do processo”, disse. “A terapia ter o ideal de fortalecer cada pessoa com os próprios erros e ressignificar memórias negativas para conquistar o que se deseja”, finaliza.

Dr. Vicente Gomes – Foto: CArlienne Carpaso

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: