7 de julho de 2025

Menino sofreu tromboembolia pulmonar após chutes no tórax

Thálef Santos

Publicado em 13/01/2023 12:20

Compartilhe:

Pedro Henrique Ferreira da Silva, de 12 anos, faleceu em Caxias, no Maranhão, dias depois de ser agredido em Miguel Alves, no Piauí — Foto: Reprodução

O laudo cadavérico de Pedro Henrique Ferreira da Silva, de 12 anos, agredido na cidade de Miguel Alves, aponta que ele sofreu tromboembolismo pulmonar, após – segundo o boletim de ocorrência – ser atingido por chutes na região do tórax (trauma torácico). O Bom Dia Piauí, da TV Clube, teve acesso ao laudo.

Uma das consequências do trauma é a tromboembolia pulmonar (TEP). Nesses casos, as vítimas – de qualquer tipo de traumatismo – podem apresentar risco acrescido de TEP por vários motivos. Em primeiro, o tecido traumatizado aumenta a coagulabilidade sanguínea, com pico entre a primeira e a segunda semana.

As agressões aconteceram no dia 2 de janeiro, mas ele só faleceu no dia 10 de janeiro. Raimundo Silva, padastro da criança, acredita que Pedro Henrique foi ameaçado para não informar as agressões aos familiares, já que ele – mesmo com dor – escondeu a situação dos pais. Pedro morreu após internação em dois hospitais do Maranhão.

Inicialmente, o menino foi levado ao hospital com alegando dores e inchaço em um dos joelhos e retornou à casa da mãe, após o raio-x apontar apenas leve torção. Sem melhorar, ele retornou ao hospital novamente.

“Ele não falava para a gente, ficou escondendo. Suportou a agressão sem contar, o motivo, o porquê, quem foi”, disse o padastro, em entrevista ao Bom Dia Piauí, da TV Clube. Com o agravamento do quadro da criança, os familiares o levaram para o hospital de Coelho Neto, no Maranhão. Posteriormente, o menino foi levado ao Hospital Regional de Caxias, no mesmo estado, mas não resistiu aos ferimentos.

Raimundo Silva conta que, na delegacia, foi informado pelo delegado de que os suspeitos serão investigados e em breve deve trazer respostas. Sobre o filho, o padastro lembra que ele era um bom menino.

“Não se faz uma coisa dessa com um menino que não fazia mal a ninguém. É marginal a pessoa que faz isso com uma criança de 12 anos. Não brigava com ninguém, alegre, fazia o dia a dia em casa, ajudava a mãe dele a botar água, varrer casa, lavar louça, olhava os meninos. Não tinha o que falar dele”, afirma.

Raimundo Silva, padrasto, e Ana Pereira, mãe do Pedro Henrique – Foto: reprodução/TV Clube

ENTENDA O CASO

A Polícia Civil do Piauí informou que soube da situação somente depois da morte da criança. Após comunicado da família, as equipes de investigação iniciaram as diligências para apurar as causas da violência e os envolvidos no crime.

Inicialmente, a criança omitiu a violência e teria dito à família que se machucou no jogo de futebol. Ele só contou as agressões após ser internado no hospital. Os familiares e pessoas próximas da vítima já foram ouvidas pela polícia.

Pedro, que mora com a família na zona Rural de Miguel Alves, ficou internado em um hospital na cidade de Coelho Neto, no Maranhão, pela proximidade de onde reside e por sua família materna ser do município maranhense. Desse hospital, ele foi transferido para outro em Caxias (MA).

A Prefeitura de Miguel Alves publicou nota de pesar. “Pedro Henrique tinha 12 anos e era aluno da Unidade Escolar Porto do Designo, zona rural do município”.

“Neste momento de dor e tristeza, prestamos nossas condolências aos seus familiares, parentes e amigos”.

NOTA COMPLETA

A Prefeitura de Miguel Alves, por meio do Prefeito Veim da Fetraf e do Vice Adail Júnior, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de PEDRO HENRIQUE FERREIRA SILVA em 10/01/2023.
PEDRO HENRIQUE tinha 12 anos de idade e era aluno da Unidade Escolar Porto do Designo, zona rural deste município.
Neste momento de dor e tristeza, prestamos nossas condolências aos seus familiares, parentes e a amigos.
Nossos Sentimentos.

Prefeitura de Miguel Alves

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

LEIA MAIS:

Menino de 12 anos morre após ser espancado em Miguel Alves

Leia também: