O neurologista Jacinto Lay, proprietário do avião roubado na madrugada deste sábado (14), disse que nunca pensou que isso poderia acontecer. “Nunca pensei que iriam roubar um avião. É a primeira vez que ouço falar disso aqui no estado. A sensação é de insegurança, impotência, é muito triste o que aconteceu”, declarou.
O médico contou que soube do roubo através de um amigo piloto, por volta das 5h. Jacinto disse que seis homens encapuzados e fortemente armados pularam a cerca, arrombaram a porta da casa do caseiro do aeroclube e renderam ele e a esposa.
Para a vítima, os criminosos tinham informação de que o avião estaria no local e experiência para roubar uma aeronave desse porte. “Eles chegaram pedindo a chave do hangar. Não tiveram dificuldade em decolar com o avião. Acreditamos que o avião tenha sido roubado para o uso de tráfico de drogas. É uma aeronave que suporta bastante peso, cerca de 800 quilos, e pousa em pistas curtas”.
O proprietário tinha o avião monomotor modelo Cessna 206 PT-DQF desde 2009. O caso é investigado pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), em parceria com a Polícia Federal. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi comunicada do roubo.