
O Centro de Zoonoses de Teresina foi notificado, nesta sexta-feria (20), pela Secretaria do Meio Ambiente do Piauí (Semar-PI), para esclarecer a morte por estrangulamento de um cavalo durante uma ação de captura. O vídeo da agressão ao animal viralizou nas redes sociais.
Segundo Daniel Oliveira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), todas as medidas cabíveis vão ser tomadas para esclarecer o caso e evitar novos maus-tratos contra animais.
“Assim que tomamos conhecimento do vídeo, iniciamos o acompanhamento do caso e já notificamos o Centro de Zoonoses para apurar o que aconteceu. Nossa preocupação é com o bem-estar e proteção dos animais e do meio ambiente” frisou.
A Lei n.º 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) prevê a quem maltratar animais pena de multa e de detenção, de três meses a um ano, que pode aumentar de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
ENTENDA O CASO
A morte do cavalo aconteceu na última quarta-feira (18), no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina. Segundo moradores, o óbito aconteceu porque o manejo inadequado da equipe de captura enforcou o animal.
O proprietário do animal é o carroceiro Júlio César Santos, que deixou o cavalo próximo à sua residência, enquanto ele foi buscar as filhas na escola, o cavalo se soltou e foi para a rua.
Uma equipe do Centro de Zoonoses passou pelo local e tentou capturá-lo. A ação teria causado a morte do animal.
O Centro de Controle de Zoonoses informou que está averiguando o procedimento realizado com o animal. O órgão afirmou também que ouviu os envolvidos e vai procurar as pessoas que presenciaram o ocorrido “para tomar providências”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
SAIBA MAIS
Cavalo morre estrangulado em ação de agentes do Centro de Zoonoses de Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!