Devido ao aumento das chuvas registradas na última semana no Piauí, o rio Marathaoan, na cidade de Barras, distante cerca de 130 km de Teresina, ultrapassou o nível de atenção e se aproxima do de alerta.
Os dados foram divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na segunda (6), e apontam que, atualmente, o rio está com 350 cm, quando a conta de atenção é aproximadamente 320 cm e a de alerta 370 cm.
“É valido ressaltar uma atenção especial ao rio Marathaoan, da região norte, onde o nível já encontra-se elevado, com nível acima da cota de atenção na cidade de Barras. A CPRM permanecerá acompanhando o comportamento dos rios da bacia do Parnaíba e emitirá boletins com previsões de curto prazo do comportamento futuro do rio, caso o mesmo suplante o nível de Alerta, de forma a ajudar os órgãos de salvaguarda com suas medidas de prevenção e remediação”, aponta o relatório.
Além disso, os dados mostram que a bacia do Poti, em Teresina, alcançou 9,85 m em que cota de inundação é de 10,00 m. Em Esperantina, o rio Longá transbordou e atingiu a cota máxima de 8,12 m, ou seja, 72 cm acima da cota de inundação.
O boletim destaca ainda que todos os rios monitorados na bacia com previsão de nível estão em cotas acima do esperado, como os rios Marathaoan em Barras, Longá em Esperantina e Parnaíba em Luzilândia.
As exceções são o rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú (MA), Floriano (PI), Teresina (PI) e Timon(MA) que se encontram dentro da normalidade e dentro do esperado para o período do ano.
A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos climáticos (CPTEC) é que os níveis dos rios na região norte e centro norte do Piauí continuem se elevando por conta dos volumes de chuva esperados para os próximos sete dias.
“Caso se confirmem as previsões gerais para todo o período chuvoso da ocorrência de chuvas dentro ou acima da média na bacia devido, principalmente, à ocorrência de La Niña, é possível que os rios atinjam cotas mais significativas de meados de março a meados de maio, com maior predominância no mês de abril”, ressalta o boletim
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram