5 de julho de 2025

Nota 980: “na trave”, alunos contam rotinas para redação do Enem

Isadora Cavalcante

Publicado em 09/02/2023 14:52

Compartilhe:

Estudante Francisco Iarle que obteve 980 pontos na redação (Foto: arquivo pessoal)

O resultado das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saiu nesta quinta-feira (9). No Piauí, diversos estudantes já comemoram o êxito alcançado na Redação, como o estudante Erculano de Carvalho, de 23 anos, que atingiu a nota de 980 pontos na prova.

Ao Portal Clube News, o estudante, natural de Teresina, contou como foi sua rotina de preparação para atingir a nota, sendo esta sua quinta vez presta pré-vestibular na tentativa de ser aprovado no curso de Medicina.

“Minha estratégia para passar em Medicina, que é o meu sonho, foi sempre analisar eixos e repertórios que são pertinentes. No tema desse ano, usei as comunidades culturais que são muito importantes para a cultura brasileira e que, muitas vezes, são prejudicadas pelas ações governamentais. Chegava a fazer duas ou três redações por semana. E sempre verificando no que estava errando e o porquê de perder pontos em tal competência”, destacou.

FICAR MAIS PERTO DA FAMILIA

No caso do estudante Caio Felipe, que já foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Mato Grosso no SISU 2022.2, busca uma aprovação mais perto de casa. O Teresinense, aluno do Curso de Redação Rogi, mantinha uma rotina de estudo, começando as 10h e encerrando às 18h.

“Este foi meu 4º ano de cursinho. Minhas notas na Redação nesses anos de pré-vestibular foram 960, 980, 940 e 980, agora novamente. Redação nunca foi um problema para mim, mas em 2021 minha nota teve uma queda. Consegui melhorar agora focando muito em um modelo com repertórios variados para os meus argumentos, para ter ideia do que falar independente do tema, além de sempre abordar as informações de forma clara e coerente.”, disse o teresinense.

Já o acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Cauã Soares, também é outro estudante que obteve sua aprovação e resolveu tentar novamente na expectativa de ficar mais perto da família.

Ele conta que foi aprovado no SISU 2022.2 e que sua rotina consistia em três produções textuais por semana. “Eu acredito que reescrever as redações são fundamentais para melhorar no processo de produção de textos, e também para diminuir a quantidade de erros. Minha nota no ano passado foi 900 e isso me incentivou mais para a dedicação da redação desse ano onde obtive 80 pontos de evolução”, destacou Cauã.

Outra teresinense se junta ao grupo dos quase 1000 foi a estudante Margarida Tamires, de 21 anos. Ela, que já soma três anos de estudos para a aprovação em medicina, conta que gostou do tema da prova desse ano já que possuía experiência de treino com textos semelhantes ao tema.

“Meus mecanismos e estratégia foi fazer duas redações na semana ao longo do ano e, próximo do Enem, na véspera, eu fazia duas redações por dia. Tive muita dificuldade na competência 1 do Enem, acho que é o terror de todos. Mas estudei muito a gramática ao longo do ano para poder atingir a nota que tive”, contou a pré-vestibulanda.

OUVIR MÚSICA

Já o estudante Francisco Iarle, de 18 anos, confessou estratégia inusitada ouvindo músicas em alta da rede social do Tiktok. Francisco conta que o ato de ouvir música aliviava a tensão e o ajudava nos estudos.

“Tive uma rotina de estudos equilibrada, na qual eu sempre prezava em deixar um intervalo de tempo livre para desopilar um pouco, pois isso ajuda na qualidade e na produtividade do estudo. Sobre o tema da redação, não foi uma surpresa, porque, durante o ano, fiz duas redações por semana com os mais variados eixos temáticos para que, na hora da prova, a produção textual fluísse naturalmente. No tocante a estratégias, as minhas eram testar várias linhas argumentativas nos simulados da escola e ver qual dessas maneiras funcionava e também a qual forma eu me adaptava mais facilmente”, ressaltou o estudante que também deseja o curso de medicina.

 

LEIA MAIS 

Aluna ‘nota mil’ na redação do Enem 2022 “abandonou” o celular e focou nos estudos

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram.

Leia também: