
Você sabia que é preciso uma série de cuidados ao usar mochilas para não prejudicar a coluna? O peso carregado pelos alunos pode provocar problemas de saúde, conta o médico ortopedista Marcelo Barbosa ao programa Bom Dia Piauí, na Rede Clube.
Para evitar dores, logo agora no início do período letivo, o especialista recomenda usar alças largas, o respeito ao padrão de peso (limitar o conteúdo a 10% do peso de quem carrega a bolsa) e lembrar da altura da mochila. O médico explica que a bolsa deve estar a quatro ou cinco centímetros acima da linha da cintura.
“É um pouco difícil para quem não conseguir medir. É mais fácil memorizar que o fundo da mochila deve coincidir com a cicatriz umbilical, o umbigo. Se ela tiver alças anteriores ajuda a distribuir forças e reduzir a dor”, orienta.
Entre os problemas de saúde, as crianças podem ter dores musculares nos ombros, lombalgia, dorsalgia. “Mas a doença que a gente tem mais medo é da discal, no disco, como a famosa hérnia de disco”, completa Marcelo Barbosa.
O especialista ressalta que utilizar a mochila de lado é errado porque o peso fica desbalanceado e pode ocasionar desequilíbrio na biomecânica da coluna, além de causar dor dorsal, lombar e nos ombros. Marcelo lembra de evitar carregar materiais desnecessários nas mochilas e nas mãos.
TRATAMENTO
Já para o tratamento, um especialista deve ser consultado. “É feita avaliação clínica, um diagnóstico, para propor um tratamento, geralmente com medidas posturais e fisioterapeuta”, diz o médico.
Alguns pacientes já foram atendidos pelo ortopedista com graves problemas de coluna com necessidade de cirurgias. A causa das dores pode ser apenas a mochila; outros pontos também aumentar a dor, como as posições para sentar e dormir, mas, para todos os casos, é essencial manter os cuidados para evitar os problemas.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram.