
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
Uma das maiores dificuldades relatadas por empreendedores é a precificação dos produtos. Muitos destes profissionais, especialmente quem ainda está no início, não sabem que fatores devem considerar ao criar a tabela de valores.
Outra prática muito comum é vender por um preço muito abaixo do mercado, na tentativa de conquistar clientes. Mas será que isso vale a pena?
O Portal ClubeNews conversou com o MBA em Gestão Empresarial e Marketing, Stenyo Costa, para saber mais sobre este assunto.
Abaixo, confira as principais dicas de vendas e precificação de produtos.
FATORES DE PRECIFICAÇÃO
Stenyo afirma que os seguintes elementos devem ser usados de forma estratégica para precificar os produtos:
. Custos: é necessário contabilizar todos os valores gastos para a produção do produto ou serviço. Ex.: gasolina, matérias-primas, etc.
. Concorrência: saber quanto as empresas estão cobrando pelo mesmo produto ou serviço também é um fator que orienta a precificação. Mas não pode ser um fator determinante, especialmente se os custos para produzir são mais elevados.
. Mercado: o empreendedor deve realizar uma pesquisa de mercado para definir seu público-alvo e entender quanto estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço.
PROMOÇÕES
Criar promoções atrativas aos clientes e lucrativas para os negócios requer estratégias. Segundo o especialista, é preciso verificar quais são os melhores períodos para realizá-las.
“Estar com dificuldades nas vendas não quer dizer que é preciso lançar promoção. Estabelecer períodos e porcentagens razoáveis é essencial para o negócio”, disse Stenyo.
Além disso, não adianta colocar valores muito abaixo do mercado somente para ter a ilusão de que o negócio está crescendo. Este hábito pode fazer a empresa fechar as portas.
“Muitos empreendedores chegam ao mercado apenas vendendo pelo preço mais baixo e mesmo assim não conseguem ser notados, pois não possuem um diferencial. Várias empresas quebraram porque vendiam muito, mas erravam na formação do preço”, frisou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram