27 de julho de 2025

Líderes da Alepi se reúnem para definir membros da CPI da Equatorial

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 29/03/2023 13:30

Compartilhe:

Reunião no gabinete do deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Casa. (Foto: ascom/ Alepi)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

*Atualizada às 13h20

Os líderes dos blocos partidários da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) se reunirão no início da tarde desta quarta-feira (29), para definir os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), responsável por investigar a empresa Equatorial. A CPI foi instalada na terça-feira (28) após a assinatura de 16 deputados estaduais, dentre os 30 parlamentares da Casa.

A reunião acontece no gabinete do deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Casa. Em entrevista à TV Clube, o parlamentar disse que os trabalhos da Comissão só devem iniciar após o período da Semana Santa, em abril.

“Logo após a Semana Santa, marcaremos o início dos trabalhos fazendo as convocações. Queremos fazer um debate aberto, que possa dar o direito do contraditório, e as demonstrações de futuros investimentos que a empresa planeja fazer no Piauí. O que nós não podemos, como deputados, é deixar essa empresa continuar atrapalhando a vida das pessoas e o desenvolvimento do Estado”, garantiu.

(Foto: ascom/ Alepi)

Investigação

A proposição foi protocolada na segunda-feira (27) e aprovada na sessão plenária de terça (28). A CPI visa apurar o atual formato de prestação de serviço da empresa, além de analisar os contratos e o destino de recurso. O prazo para finalização dos trabalhos é de 120 dias.

O Portal ClubeNews entrou em contato com a concessionária de energia, que informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Equatorial Energia (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

Veja como funciona uma CPI na Alepi?

A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ocorre mediante a aprovação de pelo menos 1/3 dos deputados da Alepi.

Essa comissão tem o poder de investigar autoridades, inquirir testemunhas, solicitar informações de órgãos públicos e requerer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) a inspeção de empresas e secretarias.

A CPI tem um prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, caso necessário. Ao final dos trabalhos, o relator da Comissão, que é escolhido pelos parlamentares, apresenta o relatório final da CPI.

O documento é encaminhado ao Tribunal de Contas e aos órgãos de controle mediante a apresentação de soluções aos problemas encontrados.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: