
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola organizou um cronograma de visitas às Gerências Regional de Educação (GRE) a fim de mobilizar as escolas a registrar os estudantes indígenas e quilombolas no Educasenso 2023. Nesta quanta-feira (26), a agenda foi cumprida no município de São João do Piauí e a entidade ainda deve visitar as GREs das cidades de Oeiras e Amarante.
As estatísticas apontam que há 889 alunos quilombolas matriculados em 163 unidades de ensino da rede municipal, enquanto 217 indígenas estudam em 122 escolas. No Piauí, existem os povos indígenas Guajajara e Warao, Guegue do Sangue, Caboclo Akroá Gamella, Kariri, Tabajara, Tabajara Alongá, Tabajara YPY e Tapuio.
O vice coordenador do NEEIQ/SUEB, Dante Gomes Galvão, destacou a importância da iniciativa.
“É uma ação de sensibilização e mobilização para que, no período de preenchimento do censo escolar, que se inicia no próximo dia 31 de maio, as GREs que tenham em suas circunscrições comunidades indígenas e quilombolas já estejam mobilizadas para fazer o preenchimento adequado”, disse.
O Núcleo foi criado em 2022, visando elaborar e implementar a Política de Educação Escolar Indígena e Quilombola no âmbito da educação básica do Piauí, com qualidade, inclusão e equidade, de modo que atua com para atender às necessidades educacionais dos povos indígenas e quilombolas.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto