28 de julho de 2025

Por falta de insumos, cerca de 50 pessoas aguardam cirurgia ortopédica no HUT

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 02/05/2023 16:20

Compartilhe:

Hospital de Urgência de Teresina (HUT). (Foto: Carlienne Carpaso/ ClubeNews)

Ao menos 50 pessoas aguardam a realização de uma cirurgia ortopédica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A demora nos procedimentos, segundo o vereador Leonardo Eulálio (PL), tem a ver com a falta de insumos básicos no hospital.

Em entrevista à TV Clube, nesta terça-feira (2), o parlamentar disse que a situação se arrasta desde domingo (30). “A gente foi informado que cirurgias ortopédicas foram suspensas por falta de fornecimento de materiais para implantes nos pacientes. Isso é grave. A gente precisa de uma regularização”.

Ao Portal ClubeNews, o filho de uma paciente contou que sua mãe passou por muitos transtornos devido à falta de insumos no hospital. A paciente sofreu um acidente no dia 14 de abril e fraturou o osso do pulso. A cirurgia foi marcada para o dia seguinte, 15 de abril, no HUT, porém não foi realizada nesta data. Depois de duas remarcações, a paciente conseguiu fazer a cirurgia.

“Após marcarem a cirurgia, ela ficou mais de 12 horas sem comer e beber água e suspenderam a cirurgia. Depois remarcaram e ela ficou novamente mais de 10 horas sem se alimentar. Quando foi no dia 16 de abril, a cirurgia foi novamente suspensa”, relatou.

Empresas contratadas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, por meio de nota, que as empresas que fornecem orteses, próteses e materiais especiais para o Hospital de Urgência de Teresina já estão com reuniões agendadas com a FMS para ver as pendências e regularização do fornecimento.

No momento, segundo a FMS, apenas duas empresas estão conseguindo junto aos fabricantes os insumos necessários para o HUT. As demais empresas contratadas, via chamamento público, alegam dificuldades para conseguir os insumos junto aos fabricantes.

NOTA DA FMS NA ÍNTEGRA

A Fundação Municipal de Saúde esclarece que as empresas que fornecem OPMEs (orteses, próteses e materiais especiais) para o Hospital de Urgência de Teresina já estão agendadas, com a FMS, para ver as pendências e regularização do fornecimento. No momento, apenas duas empresas estão conseguindo junto aos fabricantes os insumos necessários para o HUT. As demais empresas contratadas, via chamamento público, alegam dificuldades para conseguir os insumos junto aos fabricantes.

Leia também: