Junho chegou e o nordestino só pensa em uma coisa: festa junina! Nela se comemoram os três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e Santo João. Além disso, muitas tradições presentes nessa comemoração representam os principais símbolos dos eventos juninos: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira e claro, os trajes caipiras.
A origem dos trajes típicos de Festa Junina é um exemplo da riqueza multicultural do nosso país. Homens e mulheres adotam estampas floridas e xadrezes em tecidos como algodão e chita.
Para arrematar a produção não faltam acessórios temáticos: lenço, chapéu de palha, botas de cano, laços e fitas, e claro, uma maquiagem devidamente caipira, com direito a pintinhas nas bochechas das meninas e bigode nos meninos.
Entretanto, muita gente não quer investir grana em peças que serão usadas apenas nesse período do ano, por isso resolvi dar dicas para você montar seu look junino com itens que já estejam presentes no seu guarda-roupa. Não é difícil, galera.
Só precisar usar a criatividade:
1. Xadrez ou quadriculado
Para não sair do convencional, que tal apostar xadrez? Uma calça jeans e uma camisa xadrez – que pode ser usada sozinha ou como terceira peça – ajudam a compor esse visual. Mas a padronagem pode vir na forma de short, saia e até vestido.



2. Camisa Jeans
Camisa jeans é um item atemporal presente em praticamente todos os armários masculinos e femininos. Com os acessórios corretos e uma parte de baixo interessante (all jeans ou saia estampada) você terá um traje junino que foge completamente do óbvio.
3. Couro
O couro é um tecido constituído de pele animal. Nós sabemos que o universo caipira é cercado por elementos de couro, seja nos tecidos ou nos objetos. Um short ou saia de couro que você já tenha no armário cairá como uma luva numa produção junina. Já os homens podem investir numa jaqueta ou colete fazendo um estilo mais country.
4. Jardineira
A jardineira é uma peça que combina com momentos de descontração. Com o styling correto – tecidos coloridos, lenços, acessórios – a produção vai ser sucesso em qualquer arraiá. Pode acreditar!
LEIA MAIS: