Desafio no atletismo rende medalhas a adolescente autista apaixonado por futsal

Igor José tem 13 anos e levou três medalhas das Olimpíadas das Escolas Particulares.

Igor José e suas três medalhas. (Foto: Acervo Pessoal)

Glória Santana*
malubarreto@tvclube.com.br

A relação de Igor José, de 13 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com os esportes fez ele ter a missão de deixar um pouco de lado seu favorito, futsal, para se aventurar no universo do atletismo. O desafio rendeu a ele três medalhas e autoconfiança nas Olimpíadas das Escolas Particulares, que aconteceu no dia 17 de junho, em Teresina.

Caroline Lira, mãe do Igor José, disse que o futsal é o que domina o coração de Igor. Caroline disse ainda que devido alguns problemas com documentação, não deu certa sua inscrição no time de futebol de salão. Foi aí que surgiu a ideia de colocar o Igor para competir pelo atletismo, já que é um esporte da admiração dos pais.

“Ocorreu do meu esposo propor a escola, de inscrever o Igor na prova de atletismo, porque eu e meu esposo, a gente prática corrida de rua, inclusive sempre incentivamos o Igor a participar desses momentos, mas ele sempre preferiu o futebol”, explica.

Caroline falou ainda do processo para que o Igor tivesse o incentivo necessário para se sentir motivado a participar da competição, já que o jovem tem dificuldade em aceitar mudanças.

“A gente sempre teve muito que explicar para ele o desafio que ele estava escrito, embora que a corrida não seja novidade para ele, mas em termos de competição foi a primeira que ele participou. Então a gente fez um trabalho de incentivo, de valorização do esforço dele nos treinos para que ele se sentisse motivado”, acrescenta.

Igor aceitou o desafio e medalhou por três vezes. No salto em distância, o jovem levou ouro na sua categoria e prata na classificação geral.  Os 80m rasos rendeu a ele o ouro que encheu o coração da mãe, Caroline, de orgulho.

Igor José recebendo suas medalhas nas Olimpíadas das Escolas Particulares. (Foto: Divulgação)

Ver o filho no pódio deixou Caroline emocionada, no sentido de mostrar para Igor que ele sempre terá o suporte necessário da família.

“A emoção ali, no momento da premiação, foi muito grande no sentido de mostrar para ele que ele é capaz que tudo na vida. E que todo caminho que ele percorreu até chegar ao momento da premiação, nós sempre estivemos ao lado dele e sempre estaremos valorizando todos os passos”, completa.

A conquista do Igor rendeu a ele não somente vaga nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), que aconteceram nesta quinta-feira (29), em Teresina. Nos JEPIs, Igor José ficou em segundo lugar no salto em distância, com medalha de prata, e o bronze veio nos 80m rasos.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Malu Barreto

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar