
As blitzen, além de encontrar documentos atrasados, armas ilegais e pessoas foragidas, agora, tem um novo foco: os celulares roubados ou furtados. As equipes da polícia e dos órgãos de trânsito usam uma tecnologia para identificar esses aparelhos e devolver aos verdadeiros proprietários.
O diretor de operação de trânsito da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Fernando Aragão, explica que a localização dos aparelhos eletrônicos acontece através da análise do IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel), que serve como uma “impressão digital” nos celulares.
“Dentro das nossas Blitzen, nós identificamos o IMEI do aparelho e envia para um analista, que se encontra na nossa base. De imediato, ele nos mostra se esse celular tem restrição ou não de furto, roubo ou está na condição de perdido”, destacou o diretor em entrevista à TV CLUBE.
Receptadores
Fernando Aragão explica que se a pessoa abordada não tiver histórico de receptação, a equipe local vai verificar a situação do porte ilegal de celular furtado ou roubado.
“Se aquela pessoa não tem um histórico de receptação no crime, a gente vai ver a situação, se ela está de forma culposa. Nesse sentindo, é feito um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Então, ela vai responder pelo crime de receptação culposa. Mas se essa pessoa tem um histórico no mundo do crime, é feito o auto de prisão em flagrante”, informou o diretor da operação.
Devolução
Os celulares com registro de furto e roubo estão disponíveis para a devolução aos verdadeiros proprietários. Atualmente, cerca de 180 aparelhos estão nesse processo.
Para receber os celulares, o proprietário deve ir até a sede do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARRF), apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O), a nota fiscal ou a caixa com o número de IMEI.
A sede fica no bairro Marquês, zona Norte de Teresina, no complexo de delegacias, próximo da Maternidade Santa Fé.
A Polícia Civil também orienta “aos usuários de celulares adquiridos irregularmente que compareçam ao NARRF, espontaneamente, e entreguem o aparelho telefônico. Contato para denúncias: (86) 94330872 – sigilo preservado”.
LEIA MAIS