Ex-presidente da OAB-PI Celso Barros Coelho morre aos 101 anos em Teresina

Jurista que comandou a instituição entre 1962 e 1974 é avô do atual dirigente Celso Barros Neto

Celso Barros Coelho, ex-presidente da Seccional da Ordem no Piauí (Foto: Divulgação/OAB-PI)

O advogado Celso Barros Coelho, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), faleceu aos 101 anos, na tarde desta segunda-feira (10), em Teresina.

Avô do atual dirigente da OAB-PI, Celso Barros Neto, o jurista estava internado em um hospital particular da capital. Ele comandou a instituição, por seis vezes, no período de 1962 a 1974.

O velório do jurista terá início às 19h no Auditório da OAB-PI. O sepultamento acontece amanhã, às 09h, no Cemitério São José, zona Norte da capital piauiense. O local do enterro foi alterado.

Em suas redes sociais, o presidente Celso Neto homenageou o avô e destacou que o advogado foi uma das “pessoas mais brilhantes” que pôde conhecer. Veja na publicação abaixo:

Biografia

Celso Barros Coelho iniciou seus estudos em 1938, aos 16 anos, no Seminário Menor de Teresina, do qual foi seminarista até 1945. Falava fluentemente latim, grego, francês, italiano e espanhol.

Graduado pela Faculdade de Direito do Piauí em 1953, o advogado tornou-se professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na cadeira de Direito Civil.

Celso Coelho, ao centro, ao lado de Celso Neto, à esquerda (Foto: Divulgação/OAB-PI)

O advogado foi procurador autárquico federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, além disso, ocupou funções como juiz de Direito, promotor de Justiça e auditor.

Na política, elegeu-se deputado estadual, mas teve o mandato cassado pela Ditadura Militar, em 1964. Assumiu posteriormente o cargo de deputado federal, por dois mandatos, e prestou assessoramento jurídico na elaboração das Constituições Estaduais do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Confira a nota de pesar divulgada pela Prefeitura de Teresina:

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento do jurista, professor e advogado Celso Barros Coelho, aos 101 anos.

Celso Barros foi um dos maiores nomes da advocacia piauiense e se destacou pela grande cultura jurídica e privilegiada inteligência. Sua luta a favor da democracia foi intensificada em seu mandato marcante como deputado federal.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados ao tempo em que expressa condolências a todos.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar