27 de julho de 2025

Parnaíba decide manter escola cívico-militar, após Governo Federal encerrar programa

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 13/07/2023 11:47

Compartilhe:

Escola Cívico-Militar Roland Jacob – Foto: Prefeitura Municipal de Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba decidiu manter o modelo de ensino cívico-militar na Escola Municipal Roland Jacob, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima. A decisão ocorreu após o Governo Federal iniciar, nesta semana, o processo de extinção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

O secretário imediato de Parnaíba, João Carlos Guimarães, informou que a medida implementada não interfere no sistema educacional da escola Roland Jacob. A unidade de ensino é gerida pelo Município.

“Nós vimos isso ontem (12). Ontem mesmo publicamos uma nota, informando que o prefeito Mão Santa vai manter a escola de Parnaíba. Nós manteremos independente dessa situação do Governo Federal”, afirmou.

Em nota, a Prefeitura de Parnaíba pontuou que “o prefeito Mão Santa assegurou o pleno funcionamento da Escola Municipal Cívico-Militar Roland Jacob, da manutenção do quadro de militares que coordenam o programa educacional e das demais diretrizes que contemplam o sistema de parceria entre o Ministério da Educação e Ministério da Defesa implantado em muitas escolas em todo o Brasil”.

Escolas Estaduais

Ao Portal ClubeNews, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que a medida de descontinuidade do programa nacional não vai afetar as escolas estaduais já que as unidades escolares não aderiram ao projeto na gestão passada.

“Aqui no Piauí não temos escolas estaduais com esse modelo. A gestão passada não aderiu. A medida não vai afetar nossas escolas”, informou.

Escola Cívico-Militar Roland Jacob – Foto: Prefeitura Municipal de Parnaíba

Impacto no Piauí

No Piauí, quatro escolas aderiram ao modelo cívico-militar. A Prefeitura de Floriano esclareceu que apesar de ter demostrado interesse em participar do programa, de escola cívico-militar, ele não chegou a ser colocado em prática na Escola Municipal Antônio Nivaldo.

Em Teresina, o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, confirmou que nenhuma escola municipal aderiu ao programa.

Em Picos, o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) vai anunciar, por meio de coletiva de imprensa, prevista para as 12h desta quinta-feira (13), o posicionamento sobre a situação da Escola Municipal Cívico-Militar Cel. João Ferreira de Almeida.

Já o secretário de finanças do município de União, Bruno Marinho, informou ao Portal ClubeNews que a gestão vai alinhar com fica o programa na Unidade Escolar Murilo Braga, após o anúncio do Governo Federal. “Já estamos alinhando aqui para o programa continuar no município custeado agora só pela prefeitura”.

Em Campo Maior, a prefeitura municipal disse que até o momento o funcionamento da Escola Cívico Militar Cel. Octávio Miranda permanece com as atividades normais.

“Não há nenhum tipo de notificação formal. Por enquanto, a escola funciona normalmente e mantém seu modelo ensino. Caso chegue alguma notificação suspendendo o modelo, informaremos através de nota à imprensa”, disse.

O Portal ClubeNews tenta contato com a Prefeitura de Altos para verificar a situação do Ginásio Municipal Antônio Inácio de Oliveira.

Escolas cívico-militares

A decisão do Governo impacta em cerca de 200 escolas no Brasil. Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.

O programa é executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa. Por meio dele, militares atuam na gestão escolar e na gestão educacional. O programa conta com a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.

A proposta do modelo cívico-militar é que militares atuem na administração escolar e na disciplina de estudantes, enquanto os professores são responsáveis pela parte pedagógica.

Escola Cívico-Militar Roland Jacob – Foto: Prefeitura Municipal de Parnaíba
Prefeito Mão Santa manterá pleno funcionamento da Escola Cívico-Militar Roland Jacob – Foto: Prefeitura Municipal de Parnaíba

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias