
O índice de crimes de latrocínio – roubo seguido de morte – apresentou redução de 36,1% no Piauí. Os dados foram apresentados na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O levantamento também mostra que houve queda no número de feminicídios, crimes contra crianças e adolescentes e danos ao patrimônio. Os casos de feminicídios caíram 35,5% e os casos de violência doméstica por lesão corporal apresentaram decréscimo de 32,3%.
As estimativas consideram os dados da segurança referentes ao ano de 2022, quando comparados a 2021, e foram divulgados nesta semana.
Já os crimes de mortes violentas contra crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos de idade, reduziram 6% no último ano. Houve também redução de 20,7% nos casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes dessa mesma faixa etária, estando abaixo da média nacional, que é de 40,8 casos a cada 100 mil pessoas com essas idades. No Piauí, essa taxa é de 16,4.
A exploração sexual infantil também teve queda em 2022, com uma redução de 11,1% desse tipo de crime, sendo uma taxa de 2,7 a cada 100 mil pessoas com a mesma faixa etária. Ou seja, abaixo da média nacional, que é de 1,8 de crescimento.