
A Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) prorrogou o prazo de liberação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina, até o dia 31 de agosto. Com isso, fica permitido o tráfego para todos os veículos entre os períodos de 6h e 8h.
O prazo expirava na sexta-feira (11). No entanto, segundo o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, a ação implementada no dia 1º de agosto garantiu fluidez ao trânsito nos dois sentidos da avenida e não interferiu no tráfego dos ônibus.
“Vimos que a fluidez do trânsito transcorreu normalmente. O transporte público não teve nenhum tipo de atraso no tempo de viagem. Então, em função disso, a gente decidiu prorrogar essa readaptação dos condutores nesse retorno às aulas”, disse.
A liberação das faixas exclusivas apenas no período da manhã tem o intuito de evitar transtornos à população no período da volta às aulas, conforme explicou Bruno Pessoa. Nesse período, o sistema de fiscalização eletrônica ficará suspenso.
O superintendente explicou que a medida não deverá ser ampliada às demais regiões da cidade por conta do aumento na frota de ônibus de Teresina. A previsão é que a frota chegue a 400 ônibus.
“Nós estamos em uma fase de aumento de frota. Estamos aguardando finalizar a licitação. No dia 23 deve ter a vencedora de quem vai comprar mais ônibus. Então, com essa frota aumentando, a gente conclui que não seria possível dar prioridade [aos carros]. A previsão é de 100 novos ônibus, ficando um total de 400 ônibus”, finalizou.