Celular roubado ou furtado? B.O., IMEI e PIN são fundamentais; veja passo a passo

Polícia Civil orienta proprietários para que aparelhos sejam localizados e devolvidos

Aparelhos são recolhidos graças ao registro e aos códigos (Foto: Divulgação/PC-PI)

Eric Souza*
ericsouza@tvclube.com.br

O roubo e furto de telefones celulares é uma realidade assustadora no Piauí. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 20 mil aparelhos estão nas mãos de criminosos ou foram vendidos de forma ilícita no estado.

Nas últimas semanas, a pasta intimou quase 600 proprietários para esclarecerem a origem de seus celulares e realizou a devolução de cerca de 300 dispositivos aos seus donos originais.

Para que a restituição aconteça, é fundamental que o proprietário registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) após ser roubado ou furtado, conforme explica o diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil, Marcelo Leal.

“Colhemos, por meio do registro, informações sobre a vítima, o autor do crime e o aparelho. O B.O. norteia as ações das polícias estaduais e pode ser feito na delegacia mais próxima ou mesmo na Delegacia Virtual”, destaca.

Marcelo Leal, diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil (Foto: Divulgação/PC-PI)

Leal alerta ainda para a importância do número IMEI e o código PIN de cada celular. Sem estes dados, a PC-PI não consegue localizar o dispositivo. Veja um passo a passo para descobri-los ao final da matéria.

“Semelhante ao chassi de um carro, o IMEI é um número único, de série, que pode ser obtido na caixa do telefone ou então solicitado à operadora de telefonia. O PIN, por sua vez, bloqueia e desbloqueia o chip e não permite que o ladrão ou uma terceira pessoa utilize o celular”, detalha.

A copeira hospitalar Rita Pereira foi uma das 260 pessoas que receberam seus aparelhos de volta, na sede da SSP, na última quarta-feira (9). Ela já teve quatro celulares furtados e, em todas as ocasiões, registrou um B.O.

“Encontraram [o telefone] pelo B.O. e também pelo IMEI. Me chamaram, entrevistaram e fizeram a devolução. A melhor opção é registrar a denúncia e depois aguardar o trabalho da polícia”, relata.

Rita conta que, dentre as quatro vezes em que foi furtada, duas aconteceram no próprio ambiente de trabalho. Ela expressa alívio em ter recuperado um dos aparelhos.

“Me sinto grata e feliz. Fui furtada, pela última vez, em casa. Alguém levou o celular. Agora que o recebi, espero que localizem os demais”, acrescenta.

Proprietários são convocados à SSP para receberem celulares (Foto: TV Clube)

Outros 20 mil proprietários devem ser intimados nos próximos dias, de acordo com a SSP. O diretor de Polícia Metropolitana da PC-PI adverte para as penas previstas no Código Penal nesses cenários.

“Nos crimes de furto, os autores podem pegar de um a quatro anos de prisão, na modalidade simples, e de três a oito, na qualificada. Quanto ao roubo, [as penas] começam de quatro a dez e aumentam conforme o caso. Já a receptação culposa prevê de um mês a um ano; a dolosa, de um a quatro anos”, conclui.

Saiba como consultar o IMEI e o ativar o PIN:

IMEI

Abra a tela de discagem do celular e digite *#06#;

O IMEI será exibido imediatamente;

Caso queira saber se o seu celular ou tablet possui restrição, dirija-se até a Superintendência de Operação Integradas (SOI), na sede da SSP, ou ao Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (Narff).

PIN

Android

Toque em “Configurações” e, logo após, em “Senhas e segurança”;

Toque em “Privacidade” e, depois, no cartão SIM que deseja ativar o PIN;

Ative a chave “Bloquear chip” (azul ao ativar);

Insira o PIN e toque em OK.

Em seguida, toque em “Alterar o PIN” e insira quatro dígitos de sua escolha.

iOS

Toque em “Ajustes”, “Celular” e, depois, em “PIN do SIM”;

Ative o PIN do SIM;

Toque na chave ativa e insira o PIN da sua operadora. Caso não saiba o código PIN, consulte a página de atendimento da operadora. Toque em “OK”;

Toque em “Alterar o PIN” e insira quatro dígitos de sua escolha.

LEIA MAIS:

Aposentado recebeu de volta quatro celulares roubados no Centro de Teresina

Mais de 200 proprietários são convocados para receberem celulares roubados

Segurança intima mais de 570 pessoas a apresentarem nota fiscal de celulares

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar