6 de julho de 2025

“Se fosse na França teria 10 mil pessoas por dia”, diz Fábio Porchat na Serra da Capivara

Luana Fontenele

Publicado em 22/08/2023 20:23

Compartilhe:

 

Fábio Porchat na Serra da Capivara. (Foto: reprodução/ redes sociais)

O ator e humorista Fábio Porchat está passando uns dias no Piauí, na região da Serra da Capivara entre os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Segundo ele a experiência está sendo monumental.

Porchat está desde segunda-feira (21) fazendo um tour entre os principais pontos com pinturas rupestres no Piauí. Entre eles, o ator destacou o Boqueirão da Pedra Furada, que conta com os registros mais antigos da presença humana na América, de cerca de 50 mil anos atrás.

“O Piauí é chato com a gente, quando faz isso, ele deixa a gente afim dele. O negócio das pinturas rupestres é monumental, o negócio mais impressionante que a gente tem no país, que a gente não sabe”, afirmou o humorista.

Porchat se impressiona com as belezas do Piauí. (Foto: redes sociais)

O ator ainda destacou a importância da visitação ao local, e afirmou que se o parque fosse na França teria 10 mil pessoas por dia para visitar as pinturas rupestres feitas pelas populações pré-históricas.

Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, o Parque tem mais de mil sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres pré-históricas, que retratam guerras, caçadas e outros aspectos do cotidiano dos antepassados.

Patrimônio da humanidade

De acordo com o Governo do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara foi indicado para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade, como forma de reconhecimento por sua cultura e biodiversidade ricas e de características únicas.

Pintura rupestres na Serra da Capivara. (Foto: Jorge Bastos/ Governo do Piauí)

Desde 1991, o Parque já é considerado, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 1993, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na categoria Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Com a nova indicação, pode se tornar Patrimônio Misto da Humanidade. Atualmente, somente Paraty e Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, são reconhecidas desta forma.

Leia também: