
Os serviços de enfermagem de um hospital particular de Teresina foram interditados, na manhã desta segunda-feira (28), pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI).
O motivo da interdição da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 2 foi a ausência de enfermeiros, apontada em um processo fiscalizatório iniciado em 2021, segundo o conselheiro Wendel Alves.
“Já havíamos notificado o hospital a respeito de algumas irregularidades. Interditamos a unidade parcialmente por não contar com enfermeiros durante a assistência 24 horas”, relatou à TV Clube.
Wendel apontou que o órgão constatou a presença de técnicos de enfermagem no local, mas lembrou que a Lei nº 7.498/96 exige a supervisão desses profissionais.
“Agora, o hospital precisa encaminhar escalas com os nomes dos enfermeiros e cópias de seus contratos à direção do Coren-PI para solicitar a desinterdição”, completou.
A assessoria do hospital, enviou uma nota, esclarecendo que UT.I.-2 conta com apenas 04 leitos, os quais praticamente não são utilizados, pois os demais leitos da Unidade de Terapia intensiva acomodam com êxito a demanda do hospital e que o COREN foi informado da situação.
O hospital assegurou que todos os pacientes que precisam de atendimento do serviço de UTI, têm acesso ao mesmo nível de qualidade e dedicação que são oferecidos pelo Hospital nos demais leitos de terapia intensiva e informou que os demais leitos de U.T.I e demais serviços do hospital continuam funcionando dentro da legislação vigente destinada às boas práticas médicas.
Leia nota na íntegra
O Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração – ITACOR vem a público informar que recebeu com surpresa a interdição realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – COREN/PI na Unidade de Terapia Intensiva 2.
Melhor esclarecendo, a U.T.I.-2 conta com apenas 04 leitos, os quais praticamente não são utilizados, pois os demais leitos da Unidade de Terapia intensiva acomodam com êxito a demanda do hospital.
O COREN foi devidamente informado da situação, conforme protocolos, sendo demonstrado que apesar do fluxo quase nulo da U.T.I.-2, sempre há um profissional responsável quando existem leitos ocupados.
Compreendemos que a notícia possa gerar dúvidas e somos comprometidos em manter uma comunicação transparente e contínua Asseguramos que todos os pacientes que precisam de atendimento do serviço de UTI, têm acesso ao mesmo nível de qualidade e dedicação que são oferecidos pelo Hospital Itacor nos demais leitos de terapia intensiva.
O Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração – ITACOR se coloca à disposição do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – COREN/PI, compactuando com o importante dever de zelar pela qualidade dos serviços de Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.
Nessa esteira, cumpre mencionar que o Instituto em referência preza pelos cuidados necessários aos seus profissionais de saúde, honrando o seu compromisso com a segurança de todos os envolvidos na excelência da prestação dos serviços hospitalares não só em caráter privado, mas também em favor da comunidade.
Tais cuidados também estão presentes na classe dos profissionais de Enfermagem, onde recentemente foi realizado um dimensionamento dos demais setores solicitados, sempre visando a prestação de um serviço de qualidade e melhores condições de trabalho a todos dentro das normas legais.
Portanto, reafirmando o nosso compromisso corso atendimento aos nossos pacientes,
INFORMAMOS QUE OS DEMAIS LEITOS DE UTI E DEMAIS SERVIÇOS DO HOSPITAL CONTINUAM FUNCIONANDO DENTRO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE DESTINADA ÀS BOAS PRÁTICAS MÉDICAS. tomando as medidas necessárias, seja na via administrativa ou judicial, para esclarecimento e elucidação dos fatos.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!