
O estado do Piauí ganha o primeiro museu dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas. O órgão, intitulado de Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, está localizado na comunidade de Nazaré, na cidade de Lagoa de São Francisco, a 208 km de Teresina (PI).
Segundo o Governo do Piauí, o museu traz registros importantes de povos originários do território piauiense e busca manter viva a cultura indígena, além de estimular a construção do patrimônio cultural, promovendo, de forma efetiva, a divulgação da riqueza antropológica dos povos originários do Piauí.
A escolha da cidade que sedia o museu tem relação direta com o percentual indígena do estado já que a cidade de Lagoa de São Francisco possui a maior proporção de população indígena em relação ao total da cidade, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só na comunidade Nazaré, residem 450 povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty.
Nesta quarta-feira (30/08), a inauguração do museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty conta com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).
A construção do prédio, com investimento de R$ 739.518,38 do Tesouro Estadual, é simbólica e marca a valorização das etnias e o reflexo da participação delas na cultura piauiense.
Para o cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), o local é representativo.
“O museu, para nós, é de grande importância porque vai estar guardada nossa história e cultura dos antepassados de todos os povos indígenas do Piauí. Se você quiser fazer uma pesquisa, vai ter foto e nossa história contada. A diretoria do próprio museu vai ter a iniciativa de fazer esse resgate. Terão artefatos, costumes e etnias”, destaca o cacique.
LEIA MAIS
Lagoa de São Francisco tem a maior percentual de indígenas do Piauí
“O 19 de abril é um dia de resistência”, diz cacique da aldeia Tabajara Tapuio no Piauí
Mestrando da Ufpi fala sobre acesso à Educação pelos povos indígenas
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!