Um incêndio atingiu a área experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Norte, localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina, na noite da segunda-feira (18).
O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima Neto, relatou que o incêndio poderia ter impacto maior se não houvesse a intervenção imediata da brigada de incêndio do órgão e do Corpo de Bombeiros.
Anísio Lima avalia que o incêndio também não tomou grandes proporções porque aconteceu no período noturno com poucas rajadas de vento no momento das chamas.
“Não havia rajadas de vento, o que proporcionaria um grande impacto desta queimada, caso fosse em outro horário. Então, conseguimos debelar o incêndio a tempo”, destacou o chefe-geral ao Portal ClubeNews.

Apesar da queimada, o fogo não avançou ao banco de germoplasma, que permite conservar materiais genéticos de espécies exóticas ou nativas de vegetais.
“Não avançou para o banco de germoplasma, de cajá, de mangaba e de bacuri, conseguimos preservar todo esse material. Mas o risco continua iminente”, explicou Anísio Lima Neto.
Precauções a serem tomadas
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária pontua que é necessário uma atividade de conscientização ambiental da sociedade vizinha ao órgão para preservar as áreas de vegetação.
“Quando há uma incompreensão da sociedade e um ambiente favorável à proliferação de incêndio por uma condição climática, o risco é iminente. A sociedade, vizinha à Embrapa, coloca nas nossas áreas, de forma irregular, o lixo. E isso põe a nossa brigada de incêndio em alerta durante 24 horas”, completou o chefe-geral da Embrapa Meio Norte.