28 de julho de 2025

Estresse térmico: condição atinge 38% de brasileiros e causa prejuízos

Isadora Cavalcante

Publicado em 15/10/2023 21:30

Compartilhe:

Foto: Pixabay/Imagem Grátis

Isadora Cavalcante e Anielle Brandão/TV CLUBE
isadora.cavalcante@tvclube.com

Você já ouviu falar da expressão estresse térmico? Ele acontece quando a temperatura corporal aumenta – devido às circunstâncias climáticas – e não se mantém no ideal de 36,5°C. Um estudo do Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais (Lasa) apontou que 38% de brasileiros sofrem dessa condição.

Para falar sobre o assunto, a psicóloga clínica, Edkamila Sobrinho, explica que o estresse térmico é considerado uma condição médica: nada mais é do que o corpo não acompanhar a alta temperatura do ambiente externo.

“Com as altas temperaturas acontece a baixa umidade. E o estresse térmico nada mais é quando nosso corpo tenta responder a essas altas temperaturas e não consegue dissipar esse suor”, disse a profissional em entrevista à TV CLUBE.

Psicóloga clínica, Edkamila Sobrinho – Foto: TV CLUBE

Sintomas

A irritabilidade, o cansaço, a tontura e a dor de cabeça são sintomas associadas ao estresse térmico. Devido à onda de calor presente nos meses do B-R-O Bró [setembro, outubro, novembro e dezembro], a tendência é que mais pessoas apresentem sinais de estresse térmico.

“A atenção vai ficar afetada; então, é possível que a gente perceba um caimento na produtividade. Tem certos horários que a pessoa não conseguem produzir tão bem quanto em um horário que ela se sinta mais à vontade, por conta da alta temperatura”, explica a psicóloga.

E o sono?

Outro fator bastante prejudicado pelo estresse térmico é a qualidade do sono, diz a psicóloga. Acontece que o corpo humano, apesar de regular a temperatura corporal através do suor, não consegue acompanhar a alta temperatura.

“A gente consegue perceber o cansaço, aquela fadiga; você deita, sente a temperatura, e não consegue dormir. Então, o nosso sono é muito afetado, e a gente precisa ter uma boa noite de sono para conseguir ter rendimentos no dia seguinte”, destacou Sobrinho

A ingestão de água é essencial para amenizar os sintomas do quadro. Também é aconselhável procurar locais mais frescos e, quando não houver  ar-condicionado, manter as janelas e portas abertas para a circulação do ar. Procure sempre beber bastante água para manter o corpo sempre bem hidratado.

Leia também: