
Os alunos do Campus Amilcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano, denunciam que há cerca de um mês apenas uma linha de ônibus está operando as rotas no município, o que tem causado superlotação no transporte público. Aproximadamente 2.400 estudantes estão sendo afetados por esse problema.
O estudante João Pedro Atem, do curso de Ciências Biológicas, contou que a situação tem sido terrível e que, para suprir as necessidades do corpo estudantil, uma linha de ônibus tem sido responsável para atender várias rotas.
“A situação está terrível. Hoje de manhã, o meu ônibus estava totalmente lotado. Ele (o motorista) está tendo que conciliar, pegando rotas do Barão, rotas do Centro, para poder pegar todos os alunos da universidade. Acaba que isso sobrecarrega o próprio motorista, tendo só um ônibus na universidade e a gente tem medo de voltar para casa à noite, porque a aula termina às 22h. E o ônibus para os estudantes como vai ser? Tem muitos estudantes, um ônibus só não cabe tanta gente, fica superlotado, é um calor diário. As pessoas chegam na universidade comprimidas, suadas, é uma questão horrível para todos nós estudantes”, relata.
De acordo com relatos, o campus contava com três linhas de ônibus, que atendiam o ensino superior e o Colégio Técnico, mas duas delas “estavam irregular e foram retiradas”. Já a terceira é usada para as viagens de extensão.
O que diz a UFPI
Alyson Luiz, vice-diretor do Campus, conta que há um processo licitatório em andamento e as propostas devem ser submetidas até o dia 31 de outubro.
“A UFPI está em processo licitatório para retomar os ônibus que antes faziam a rota. Toda essa licitação está sendo feita para a universidade como um todo. O que temos de informações junto à pró-reitora de administração é que o edital para licitar tanto os ônibus que farão a rota quanto o edital para que tenhamos recursos para fazer manutenção de nossos veículos foram publicados no dia 19 de outubro. A abertura das propostas que se inscreveram nesse edital de licitação vai acontecer no dia 31 de outubro”, diz.
Para amenizar os impactos da ausência das linhas, o vice-diretor afirma que está sendo disponibilizado um ônibus e um van. “Durante essa semana, temos uma van e um ônibus para fazer esse trânsito dos estudantes, minimizando os efeitos que são inegáveis”, afirma.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!