Após cerca de uma semana de trabalhos, o incêndio que atingiu o Parque Nacional Serra das Confusões foi extinto. O fogo começou na zona rural de Campo Alegre de Lourdes (BA), na divisa com o Piauí. Centenas de bombeiros, militares e ambientalistas ajudaram a apagar o incêndio.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informou que o fogo que atingia a região do município de Cristino Castro, onde o Parque Nacional fica localizado, foi totalmente extinguido. A corporação informou que mais informações serão divulgadas sobre o ocorrido.
No dia 21 de outubro, a linha de fogo já alcançava 7 km. A cidade de Caracol (PI), especificamente a comunidade de Tacho, serviu como uma base militar para pouso de aeronaves e abastecimento de água.
Em 22 de outubro o incêndio atingiu o parque, sendo monitorado três focos de incêndios ativos que também estavam sendo combatidos por brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Parque Nacional
O Parque Nacional da Serra das Confusões tem a área total de 823,85 mil hectares, do bioma da Caatinga. Entre as espécies ameaçadas protegidas nesta unidade de conservação, estão a onça-pintada, a onça-parda, o tatu-canastra, o tatu-bola, e as aves jacucaca e araponga-de-barbela.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Incêndio ameaça atingir Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí
Serra das Confusões: fogo atinge áreas de Caatinga do Parque Nacional
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!