5 de julho de 2025

Tutora reencontra gato que a ajuda em tratamento contra depressão

Isadora Cavalcante

Publicado em 16/11/2023 15:00

Compartilhe:

A servidora pública Maria Arruda e o gato Joaquim – Foto: Arquivo Pessoal

Final feliz! A funcionária pública, Maria Arruda, reencontrou, nesta quinta-feira (16), seu gato Joaquim, que estava desaparecido desde o início do mês de novembro. A tutora chegou a fazer uma campanha de resgate e oferecer R$ 300 de recompensa para quem encontrasse seu animal de estimação.

Maria Arruda, que atualmente passa por um tratamento contra depressão e tinha o felino como animal de apoio psicológico, contou ao Portal ClubeNews que a boa notícia veio na mensagem de texto de um senhor que viu o anúncio da internet e salvou o contato da tutora.

“Acordei de madrugada sentindo dor de cabeça, não consegui dormir e fui ouvir música no celular. Vi que um senhor tinha me mandado uma mensagem falando que teria encontrado o Joaquim. Eu esperei só o dia amanhecer e fomos [Maria e a irmã] direto na casa dele”, disse a funcionária pública.

Agora, a tutora do Joaquim agradece a todos que contribuíram e divulgaram os cartazes de procura pelo animal e descreve o retorno do pet tão querido com “muito alívio e felicidade”.

“Ele está bem, sem sinais de maus tratos, apenas muita fome. Comeu muito. Me deu muito cheiros e grudou em mim a manhã toda”, conta Maria.

Reencontro do gato Joaquim com os outros pets da funcionária pública – Foto: Arquivo Pessoal

Conexão tutora e pet

A funcionária pública Maria Arruda está afastada do trabalho desde janeiro deste ano, quando iniciou tratamento psiquiátrico e psicológico contra ansiedade e depressão. Em julho, ela foi presenteada, por uma amiga da irmã, com um gato abandonado nas ruas de Teresina (PI).

Maria contou que o gato foi deixado ainda pequeno, com o cordão umbilical preso à barriga, na porta da amiga da irmã, conhecida por cuidar de animais sem lar. Assim que ele cresceu um pouco mais e tornou-se capaz de andar sozinho, a mulher enviou uma foto para Maria.

“Não é a primeira vez que ela nos oferece gatos, já temos outros quatro. Mas com Joaquim foi diferente, nossa conexão foi imediata. Como não estou trabalhando, ficava cuidando dele enquanto minha irmã não estava em casa”, relatou.

LEIA MAIS:

Servidora pede ajuda para encontrar gato desaparecido: “Daria o mundo”

Leia também: