
Equipes da Polícia Civil do Piauí vão pessoalmente até às casas das pessoas com posse de celulares com restrição de furto ou roubo, que não realizaram a devolução espontânea dos aparelhos após intimação. As visitas devem iniciar nesta semana. A informação foi antecipada pelo blog Bastidores da Notícia.
O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, explicou que começou a fase “pós-intimações” e a busca das pessoas que receberam as intimações da polícia e mesmo assim não compareceram para devolução.
“Vamos estar mandando equipes na casa de cada uma delas para tentar localizar esses celulares com restrição e restituir aos verdadeiros donos”, comentou o delegado.
Em caso de dúvidas se o aparelho é fruto de roubo ou furto, o delegado orienta às pessoas que compareçam à sede da Superintendência de Operações Integradas para consultar o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do celular”.
Recebi a nota fiscal, mas não sei se é verdadeira ou falsa. O que fazer?
“Quando vem a nota fiscal e a pessoa tem dúvida se é verdadeira ou não, ela pode estar entrando em fontes abertas e estar consultando o número de série que fica ao lado direito da nota fiscal”, disse o superintendente Matheus Zanatta.
Fui abordado pela polícia com celular roubado, e agora?
Conforme o delegado, a pessoa que possui o aparelho, produto de roubo ou furto, pode responder criminalmente pelo crime de receptação culposa ou dolosa.
“Essas pessoas que tomam esse tipo de conduta também estão alimentando o roubo e furto de celulares. Podendo alimentar outros crimes mais graves, como, por exemplo, o latrocínio”, completou o delegado.
LEIA MAIS