
O governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou na tarde desta quarta-feira (13), a 1º fase do Porto do Piauí, em Luís Correia. A solenidade contou com a presença de várias autoridades e a chegada de três navios da Marinha do Brasil. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Governo do Piauí, no Youtube
O local funcionará como um ponto central para o escoamento da energia verde do litoral piauiense, revolucionando o papel do Piauí e do Brasil na produção de energia, principalmente de Hidrogênio Verde, e se alinhando ao avanço mundial de descarbonização.
A primeira etapa do Porto acontece 50 anos após da idealização da infraestrutura. O Porto do Piauí recebeu do Ministério dos Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a autorização para o funcionamento do local. O documento é uma espécie de “certidão de nascimento” do porto, que, ao longo dos anos, foi alvo de muitas polêmicas e discussões no estado.
Rafael Fonteles disse em que o Porto terá pelo menos mais quatro etapas de obra e que a meta é ter navios de 200 metros de comprimento. “Não utilizamos ainda os braços do quebra-mar, esse terminal pesqueiro a gente trouxe para o rio Igarassu, cada semestre nós teremos novidades. Há décadas o povo do Piauí sonha com este projeto para que a gente possa importar e exportar mercadorias a partir do nosso próprio porto. Teremos outras etapas, novos terminais e, certamente, a atração de muitas indústrias para o norte do Piauí”.
De acordo com a secretário do Estado do Meio Ambiente, o porto promete dobrar o produto interno bruto (PIB) do Piauí em até 10 anos.
A construção do porto também será importante nos investimentos na produção de hidrogênio verde (H2V) no estado. O Piauí, fechou um acordo com a União Europeia, com mais de R$ 60 bilhões que serão aplicados na produção de Hidrogênio Verde.
“Aqui teremos o terminal de grãos e também teremos o terminal de Hidrogênio Verde e energia limpa, então esse terminal servirá também para escoar o hidrogênio verde que serão produzidos na Zona de Processamento de Exportação”, disse o secretário Daniel Oliveira em entrevista à TV Clube.
O terminal do Hidrogênio Verde funcionará como um ponto para escoar o hidrogênio verde amônia verde produzido na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Haverá ainda o terminal de grãos, para exportar soja e milho, gerando divisas e empregos no Estado.
Nesta sexta-feira (15), o governador Rafael Fonteles reunirá as empresas Solatio e Green Park Energy, para o lançamento da pedra fundamental da unidade de produção de hidrogênio verde. A unidade será implantada na ZPE de Parnaíba e, do ponto de vista ambiental, terá repercussão em âmbito mundial.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!