
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) suspendeu, neste mês de janeiro, o benefício do Programa Bolsa Família de 1.239 famílias piauienses por irregularidades no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O MDS afirma que o bloqueio se dá por divergência de titularidade, suspensão ou cancelamento do documento junto à Receita Federal. O processo, de acordo com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), tem o período de até seis meses, podendo acarretar no cancelamento do benefício, caso o beneficiário não regularize a sua situação.
Fake News
Conforme esclarece Katiane Gualberto, gerente de transferência de renda e benefícios da Sasc, o procedimento não ocorre por endividamento ou nome sujo. Na última semana, o MDS também desmentiu a informação falsa sobre o possível cancelamento devido dívidas financeiras registradas no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Como verificar se o CPF está regular
A famílias beneficiadas pelo programa podem verificar a regularidade do seu CPF no site da Receita Federal, no extrato de pagamento do MDS, em agências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nos aplicativos do Cadastro Único ou do Programa Bolsa Família. A regularização deve ser realizada junto à Receita Federal. A Sasc pondera que após a normalização da pendências, as famílias voltam a receber o benefício.