Piauiense de 22 anos aprovado em concurso de diplomata estudava 12 horas por dia

Em entrevista à TV Clube, nesta sexta-feira (12), Luís Marcelo contou como foi a trajetória de preparação

Luís Marcelo (Foto: Mayrla Torres/ Portal ClubeNews)

O piauiense Luís Marcelo, de 22 anos, é o mais novo diplomata brasileiro após ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), do Instituto Rio Branco (IRBr). Em entrevista à TV Clube, nesta sexta-feira (12), Luís Marcelo contou como foi a trajetória de preparação.

Para alcançar a aprovação e realizar o sonho almejado, Luís Marcelo estudava cerca de 12 horas por dia. A rotina de estudos era aliada ao trabalho, ministrando aulas em um curso preparatório de pré-vestibular em uma escola particular de Teresina (PI).

“Assim que eu saí da escola, eu já imaginava que queria seguir algo na carreira. Com 19 anos, já prestei a prova pela primeira vez, com o intuito de adquirir experiência, e acabei sendo aprovado na primeira fase. Foi uma grande surpresa. Meus amigos comemoram bastante, fizeram uma faixa. Fiz a prova mais duas vezes, em 2022, e em 2023 consegui concluir as três fases”, destacou.

Ainda na escola, Luís Marcelo participava de simulados das Nações Unidas, alimentando o sonho pela diplomacia. “Eu já imaginava o que seria e pensava sobre. Foram três anos de estudo. Foi uma preparação voltada para a escrita subjetiva. Eu tive essa oportunidade porque eu trabalhava e estudava; tinha essa oportunidade de custear os meus estudos para traçar essa jornada”.

O jovem chegou a iniciar o curso de Direito, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), mas não concluiu. Luís Marcelo é formado em Comércio Exterior, formação em nível superior, requisito fundamental para o cargo de diplomata.

Luís Marcelo (Foto: Mayrla Torres/ Portal ClubeNews)

Sobre o cargo

Um diplomata é o servidor público do Brasil responsável por representar o país no exterior. Eles discutem o interesse da República com outros países em conferências internacionais, além de atender cidadãos brasileiros nos consulados.

O concurso é composto por três fases, uma prova objetiva e duas provas escritas. Em 2023 o edital foi publicado em junho, com 50 vagas para terceiro-secretário, que é o início da carreira de diplomacia. Os salários chegavam a R$ 20.926,98.

Investidura ao cargo deve acontecer no mês de fevereiro. Luís Macedo falou sobre a expectativa para tornar o sonho uma realidade.

“Penso em servir em Berlim [Alemanha], mas são coisas que ainda estão subjetivas. Depois que a gente entra, que a gente sabe. Tem um curso de formação antes e depois você é lotado em alguns dos setores do Ministério das Relações Exteriores. Após você concluir um determinado tempo de anos de carreira no Brasil é que você consegue pleitear as promoções para os postos no exterior”, explicou.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar