
Representantes de 46 entidades sindicais participaram da primeira reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), na tarde de quinta-feira (18), na sede da Secretaria de Administração (Sead).
O encontro foi conduzido pelos secretários Samuel Nascimento, da Sead, e Núbia Lopes, das Relações Sociais (Seres). O governador Rafael Fonteles (PT-PI) não participou.
Entre as pautas discutidas, estavam o percentual de reajuste linear aos servidores e a criação de uma política permanente de valorização dos profissionais que atuam no serviço público.
Os representantes das entidades cobram a reposição salarial, a realização de concursos públicos e a manutenção de um calendário de reuniões.
O presidente da CUT-PI, Odaly Medeiros, destacou que a iniciativa reforça o canal de diálogo com o Governo.
“Essa mesa de diálogo abre as portas para uma negociação direta com o Governo, onde podemos debater nossas demandas. É o início de um diálogo permanente entre os interesses do Governo e os das classes trabalhadoras”, disse.
Assento permanente
Farão parte, com assento permanente na Mesa de Negociações, os representantes da Chefia de Gabinete do Governador, das secretarias da Fazenda, do Planejamento, da Saúde, da Educação e da Segurança Pública. Os sindicatos dos servidores do Poder Executivo estadual também terão assento permanente, com um representante titular e um suplente.
O secretário da Sead, Samuel Nascimento, destacou que a instalação da mesa representa a aproximação do Governo com as entidades sindicais.
“É um momento novo em que a gente inaugura um canal permanente de diálogo aberto direto com todas as secretarias e os servidores, para buscar a unificação de pautas que melhorem a vida do servidor”, garantiu.
LEIA TAMBÉM: