O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), retomou as atividades neste domingo (18), em Teresina, e somente nesta manhã já atendeu mais de 500 animais, entre cães e gatos.
Durante a ação são realizadas a triagem e avaliação por veterinários de animais domésticos (cães e gatos) para posterior encaminhamento para as clínicas para realizarem a castração.
A diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Semarh, Jurema Chaves, explicou que ao todo eram previstos para esta quarta edição 300 atendimentos, e que em apenas uma hora, foram distribuídas 500 senhas.
“Superamos as expectativas, somente na manhã já atendemos mais de 500 animais entre cães e gatos. A grande procura mostra que a população realmente necessita dessa importante política pública”, pontuou a gestora.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destacou o sucesso do projeto. “Foram mais de 500 atendimentos, nosso público esperado eram 300 animais e tutores. Muito feliz com o alcance social e o impacto positivo que esse projeto gera no bem-estar animal e na saúde pública, prevenindo doenças. Enfim, é um projeto que tem todo o nosso amor e carinho juntos”, frisou.
A iniciativa conta ainda com um avanço tecnológico, além das avaliações e consultas, são implantados microchips para o monitoramento dos animais. No local, também era possível emitir a Carteira de Identidade Pet, com nome, foto, raça e dados dos tutores.
Ao longo de 2024, há previsão para que mais edições do projeto aconteçam em outros municípios do Estado.